Os 11 ecopontos municipais de Uberaba vão passar por reforma e reestruturação. Uma licitação foi aberta pela Prefeitura para contratar empresa de engenharia para realizar o serviço. Conforme o edital disponível na edição 2.087 do Porta-Voz, as interessadas têm até 26 de julho para entregar os documentos de habilitação e proposta de preços. O valor estimado da licitação é R$ 1.194.021,91.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini Guedes, os ecopontos foram criados por meio da Lei 12.305/2010 e, desde então, não tiveram qualquer reforma substancial, se degradando ao longo do tempo.
Em maio de 2021, foi feito um levantamento de todos os problemas na estrutura física. Foram encontrados alambrados destruídos, facilitando invasão e vandalismo, prédios queimados, baias quebradas e piso inadequado.
“Para a mudança necessária, a fim de que os ecopontos se ajustem dentro da legislação vigente, é preciso uma mudança de paradigma e o primeiro passo é a adequação física”, disse.
Conforme a Prefeitura, a revitalização dos ecopontos pretende dar estrutura e identidade para esses locais, criando espaço para que os resíduos sejam coletados e destinados de maneira correta.
Ecopontos
Os 11 ecopontos são os locais oficializados para descarte até de materiais como sofás velhos, camas e armários, entulhos de material de construção, podas de árvores em pequenos pedaços, papel, papelão, vidro e alumínio e, ainda, pequena quantidade de amianto.
É permitido o descarte de até um metro cúbico (1.000 litros) de resíduos por vez nessas caçambas. Somente não podem ser colocados lixo comum, pilhas, óleo, material hospitalar e industrial. O descarte irregular de lixo e entulho é passível de sanções e multas por parte da Prefeitura.
Os ecopontos funcionam das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h30 às 16h.
11/07/2022
04/06/2026
Estado publica licitação que garante obra histórica de abastecimento em Distrito de Serra Branca
O sonho de centenas de moradores do Distrito das S...04/06/2026
Prefeitura dá início ao processo de reforma e ampliação da UBS Guanabara
Uma antiga reivindicação dos moradores da região d...03/06/2026
Campo Bom anuncia investimentos e avanços ambientais na Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Campo Bom realizou, na quarta-feir...03/06/2026
Altamira abre licitação para manutenção do parque de iluminação pública
A Prefeitura Municipal de Altamira, no Pará, por m...