O diretor de Transportes da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que no contrato de licitação das linhas de ônibus de Teresina está previsto que haja maior valorização das empresas que possam absorver o máximo de mão de obra.
Em meio à polêmica de que as empresas que perderem a licitação terão que demitir um grande número de funcionários, o gestor acrescentou que não acredita em demissões, mas informou que o número de linhas deverá ser compactado.
"As linhas não serão extintas, serão integradas a outras, por conta do projeto de integração. Além disso, o projeto prevê que todas as regiões de Teresina serão cobertas pelo transporte público", esclareceu o diretor, em entrevista ao Notícia da Manhã.
Indenizações
Os empresários responsáveis pelo transporte público da capital exigem que a prefeitura pague uma indenização por quebra de contrato. Nesse contexto, surgiu a informação de que se a indenização não for paga, os funcionários serão demitidos sem rescisão.
"Há uma lei federal que diz que em caso de quebra de contrato, a parte deve ser indenizada por investimentos feitos para a operação do sistema, mas a prefeitura não tem responsabilidade sobre as rescisões de funcionários que trabalham nessas empresas", explicou o diretor.
Atualmente existem mais de 400 ônibus circulando em Teresina. As empresas do setor empregam cerca de 3 mil funcionários.
O edital
Ricardo Freitas ressaltou que o edital de licitação das linhas de ônibus deve ser publicado ainda este ano. "Depois teremos 45 dias para receber as propostas. Qualquer empresa do país pode participar. Estão permitidos também consórcios de empresas, mas, quem ganhar um lote, não poderá assumir outro lote. Queremos evitar monopólios", finalizou.
12/12/2013
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...