Licitação dos estudos da Ponte de Guaratuba tem nova etapa nesta sexta-feira


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realiza nesta sexta-feira (23), às 14 horas, a abertura das propostas de preço dos consórcios que disputam a elaboração dos estudos preliminares de engenharia e Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos, no Litoral do Estado.

A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que o vencedor será definido de acordo com as melhores propostas de preço e técnica. As propostas técnicas dos sete consórcios participantes já foram analisadas pelo DER/PR na etapa anterior.

O investimento estimado é de R$ 4,8 milhões, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, o prazo para finalização dos estudos é de 420 dias (14 meses).

Com a conclusão do EIA/RIMA e estudos preliminares, a expectativa do DER/PR é licitar a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia da ponte.

O estudo de impacto ambiental vai utilizar como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER/PR.

Entre as cinco alternativas de traçado apresentadas no EVTEA, o novo edital vai validar ou propor alterações para as três mais viáveis, buscando a melhor solução para a obra, dos pontos de vista ambiental e técnico. Em comum, elas preveem três faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de segurança, além de ciclovia/passeio para ciclistas e pedestres.


20/04/2021

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

 

Avisos Licitações

02/09/2026

Gandu abre licitação para construção de praça com quiosques

O município de Gandu, localizado no Estado da Bahi...

02/09/2026

Licitação de R$ 7,4 milhões prevê área de escape de 455 metros na Serra do Goio-Ên

O governo de Santa Catarina abriu nesta semana a l...

02/09/2026

Campinas abre licitação para contratar novo sistema de Zona Azul

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de C...

02/09/2026

Palmeira abre Licitação para Construção de Complexo do Idoso

A Prefeitura de Palmeira abriu licitação para a co...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita