A secretaria extraordinária das Obras da Copa (Secopa) marcou para 10 de abril a abertura dos envelopes do processo licitatório para a implementação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com o edital, publicado na sexta (17), a partir desta data, a empresa vencedora dará início a elaboração do projeto básico e executivo, a obtenção de licenças ambientais, aquisição de material e, em seguida, a obra propriamente dita.
Embora muitos defensores da mudança do modal de BRT para VLT, afirmassem que em 2011 já existia um projeto básico do metrô de superfície, uma das exigências do certame recém-lançado, é exatamente a elaboração deste projeto. Segundo especialistas, existe apenas uma empresa no país que realiza este tipo de planejamento, localizada no Rio de Janeiro. Como se trata de uma obra de grande porte, também não está descartada a participação de uma companhia estrangeira.
Apenas após a execução do planejamento é que a Secopa estará autorizada a contratar a responsável pela implementação do VLT. Assim, mesmo com o processo licitatório sendo realizado por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modelo mais rápido e flexível do que a Lei das Licitações, a vencedora do certame não deve dar início as obras antes de julho. Como o prazo é de 24 meses para conclusão, os técnicos terão de acelerar o passo para conseguir concluir tudo antes da abertura dos jogos, marcada para 12 de junho de 2014.
23/02/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...