O governo do Estado de São Paulo estima que os estudos de viabilidade do Trem Intercidades estarão prontos em três meses. Com as informações sobre compartilhamento entre o transporte de passageiros e de cargas, por exemplo, será possível abrir a licitação, prevista para agosto.
O governo do Estado cogita instalar um trem de carga, aproveitando a via férrea, sem que haja desapropriações além das previstas. A licitação pública para contratação da empresa responsável pela implantação do trem será feita após os estudos,
O trem intercidades deve ligar São Paulo a Americana, passando por Jundiaí e Campinas, com um trajeto de 135 km no total e circulando a 160 quilômetros por hora. Seriam nove estações e com expectativa de atender até 60 mil passageiros por dia.
O investimento previsto para a construção do projeto é de R$ 5,4 bilhões e a Secretaria de Transportes Metropolitanos espera aporte financeiro de R$ 1,8 bilhão do governo federal, para início dos trabalhos.
O Governo do Estado entende que uma Parceria Público-Privada seria ideal para garantir o restante dos recursos necessários para a execução das obras. Caso esse tipo de negócio seja concretizado, a empresa teria o lucro com a cobrança das tarifas e serviços nas estações, além de poder explorar comercialmente a imagem do veículo.
27/02/2018
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...