MANAUS – Os transtornos sofridos pelos usuários do transporte coletivo durante paralisações de trabalhadores rodoviários em Manaus devem ser minimizados com a nova licitação do BRT (Bus Rapid Transit). A promessa foi feita pelo diretor-presidente do Instituto de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), Marcos Cavalcante, durante audiência pública na tarde desta quarta-feira (18) que discutiu o sistema de transporte coletivo da capital.
A solução para o problema está na proposta de divisão do número total de veículos entre as 8 empresas que devem ser licitadas para atuar no transporte da capital. Pela nova licitação, dos cerca de 1511 veículos que devem formar a frota da cidade, cada empresa ficaria responsável por 210 ônibus. Segundo Cavalcante, a medida evita a formação de um cartel e faz com que os usuários fiquem menos vulneráveis em caso de paralisação do serviço por greve de um grupo de trabalhadores.
As empresas do atual consórcio que já operam em Manaus poderão continuar na nova licitação, desde que estejam regularizadas e com as dívidas pagas. Além do grupo atual, outras empresas de todo o país também poderão participar do edital. Com a entrada de novos concorrentes no sistema da capital, o IMTT espera renovar a frota de aproximadamente 1300 ônibus em circulação, reduzindo a vida útil de cada veículo para 5 ou 6 anos.
19/08/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...