O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, disse que a sua expectativa é lançar o edital de concessão do transporte coletivo no próximo ano. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, na manhã desta quarta-feira, 11.
“Hoje, o cidadão não tem como chegar ao comércio”, avaliou o prefeito. Ele comentou que atualmente as poucas linhas que existem são de Brusque e funcionam em horários escassos. “É uma lógica antiga de quando os ônibus vinha para Guabiruba levar e trazer mão de obra para as fábricas de Brusque”, acrescentou.
O prefeito afirmou que essa realidade impacta diretamente no movimento dos lojistas do Centro e dos bairros. “Com o transporte coletivo, o cidadão vai ter segurança de que vai voltar no horário, automaticamente, isso vai movimentar o comércio”, declarou.
A implantação de um sistema público de ônibus é uma novela que começou em 2014. O lançamento do edital foi cogitada em 2017, mas não se concretizou.
Matias Kohler justificou o atraso. Segundo ele, a prefeitura identificou, naquela época, que a malha viária é precária, com muitas vias de barro.
O prefeito disse que essa precariedade elevaria o custo da passagem. Kohler afirmou que a prefeitura pavimentará cerca de 25 quilômetros de ruas para mudar essa realidade.
O presidente da CDL, Giovani Ricardo Piaz, afirmou que o transporte coletivo é importante para os lojistas.
11/09/2019
17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...17/01/2026
Prefeitura divulga licitação para melhorias na infraestrutura dos mirantes da Estrada do Perau
A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a public...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...