BRASÍLIA - O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, afirmou hoje que a licitação para a construção do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas, poderá sair em janeiro de 2009. Segundo ele, a obra é prioritária para o governo, que está decidido em realizá-la:
- O nosso prazo é concluir os estudos internacionais em outubro e fazer a licitação no primeiro trimestre do ano que vem, embora eu acredite que isso poderá ocorrer em janeiro de 2009 - afirmou.
No entanto, quando o presidente Lula foi a Campinas, ele anunciou que a licitação ocorreria ainda em outubro deste ano.
Nascimento disse que prefere esperar a conclusão dos estudos contratados pelo BNDES para debater tecnicamente o projeto. Segundo ele, até mesmo o traçado desta obra depende destes estudos. Ele disse, contudo, que o grande interesse de empresas estrangeiras pelo projeto é algo que indica sua viabilidade.
- Nós não temos experiência neste assunto (trem de alta velocidade para passageiros), mas os estrangeiros têm e eles mostram forte interesse nesta obra - afirmou.
Ele disse que esta obra é prioritária não apenas para estas três cidades, mas para o país, por interligar diversos aeroportos. O ministro voltou a afirmar que esta obra será realizada pelo governo:
- Não se faz infra-estrutura com saliva. Não adianta ter projeto e não ter dinheiro e a partir de agora temos dinheiro, temos esta prioridade do presidente Lula - afirmou.
O ministro também anunciou que as obras do arco rodoviário do Rio começam dia 12 .
07/05/2008
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...