BRASÍLIA - O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, afirmou hoje que a licitação para a construção do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas, poderá sair em janeiro de 2009. Segundo ele, a obra é prioritária para o governo, que está decidido em realizá-la:
- O nosso prazo é concluir os estudos internacionais em outubro e fazer a licitação no primeiro trimestre do ano que vem, embora eu acredite que isso poderá ocorrer em janeiro de 2009 - afirmou.
No entanto, quando o presidente Lula foi a Campinas, ele anunciou que a licitação ocorreria ainda em outubro deste ano.
Nascimento disse que prefere esperar a conclusão dos estudos contratados pelo BNDES para debater tecnicamente o projeto. Segundo ele, até mesmo o traçado desta obra depende destes estudos. Ele disse, contudo, que o grande interesse de empresas estrangeiras pelo projeto é algo que indica sua viabilidade.
- Nós não temos experiência neste assunto (trem de alta velocidade para passageiros), mas os estrangeiros têm e eles mostram forte interesse nesta obra - afirmou.
Ele disse que esta obra é prioritária não apenas para estas três cidades, mas para o país, por interligar diversos aeroportos. O ministro voltou a afirmar que esta obra será realizada pelo governo:
- Não se faz infra-estrutura com saliva. Não adianta ter projeto e não ter dinheiro e a partir de agora temos dinheiro, temos esta prioridade do presidente Lula - afirmou.
O ministro também anunciou que as obras do arco rodoviário do Rio começam dia 12 .
07/05/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...