A licitação da Câmara de Ribeirão Preto para a contratação do serviço de filmagens de comissões pode ter sido previamente combinada entre as três empresas que concorreram. O representante da Videoline Produções e Filmagens Ltda, Ivanil Luís Flávio de Oliveira, uma das participantes, admitiu nesta sexta-feira que a sua empresa foi apenas usada para favorecer a vencedora Tribuna Cidadã Publicidade Ltda. A licitação ocorreu em 2008, mas o contrato vem sendo renovado até este ano.
Outro ponto que levanta suspeita é a proximidade da outra empresa com a Câmara. A Godsspell Free Rádio e Televisão Ltda foi, na época, representada pelo atual presidente da TV Câmara, Sérgio Luís Figueiredo. Ele foi desclassificado na abertura dos envelopes por falta de documentação.
Apenas a Videoline foi aceita, mas perdeu porque apresentou preço maior que o oferecido pela Tribuna Cidadã Publicidade.
Oliveira afirmou que nunca participou de licitação na Câmara e que apenas se lembra de, na época, a representante da empresa vencedora, Jane Aparecida Rodrigues Sá, ter pedido que autorizasse o uso do nome da sua empresa em uma concorrência que iria favorecê-la. "Nunca assinei nada e nem passei valor nenhum", contou.
Ainda segundo Oliveira, ele prestava serviços de edição e filmagem para Jane, que já mantinha um programa em uma emissora de Ribeirão. "Ela me disse que usaria a minha empresa na concorrência para dar certo dela permanecer fazendo o serviço e me prometeu trabalho o ano inteiro", afirmou.
A Videoline está registrada no nome da mulher dele, Rosangela Cristina Soares de Oliveira.
Ligação
Sérgio Figueiredo afirmou que apenas conhece Jane, mas a reportagem apurou que ele já teria feito parcerias com ela em 2009. Na época, o programa dela era disponibilizado em um site coordenado por Figueiredo.
"Eu concorri normal e desconheço esse acordo, apenas desisti porque tinha que reapresentar muita documentação", justificou. No documento da licitação consta que apenas a Videoline não teve representante no dia da abertura dos envelopes.
Cargo de confiança do vereador Cícero Gomes (PMDB), Figueiredo foi nomeado na Câmara em março de 2010. Porém, os filhos foram nomeados antes.
Elton de Mattos Figueiredo foi contratado no Legislativo em abril de 2008, dois meses após a licitação, e Aline de Mattos Figueiredo, em janeiro de 2009. Os dois trabalham na TV Câmara até hoje. Cícero também atua como advogado de defesa de Figueiredo em processo trabalhista contra a Godsspell.
A licitação ocorreu na gestão do ex-vereador Leopoldo Paulino (PMDB), presidente da Câmara na época. Nesta sexta-feira, ele se recusou a falar com A Cidade e partiu para ofensas pessoais.
12/02/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...