O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo suspendeu ontem a licitação da linha 4 (Amarela) do Metrô por tempo indeterminado. O Metrô informa que ainda não recebeu o comunicado oficial do TCE. Quando isso ocorrer, a diretoria da companhia vai analisar os termos do processo e avaliar se cabem providências jurídicas ou retificação ao edital. A diretoria do Metrô estima que a licitação possa ser retomada dentro de 30 ou 40 dias.
O TCE vai analisar irregularidades no edital apontadas pelo Sindicato dos Metroviários, que entrou com representação contra o processo juntamente com os deputados estaduais Nivaldo Santana (PCdoB) e Simão Pedro (PT). Em nota, o Sindicato informa que é contrário à concessão da linha à iniciativa privada por Parceria Público-Privada (PPP). A abertura das propostas dos investidores estava prevista para ocorrer amanhã. Entre as empresas interessadas estão CCR, Mitsui, Bombardier e Alstom.
Privatização
A idéia de que está em andamento uma "privatização" do metrô paulista não é verdadeira, segundo afirmou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin ao comentar a suspensão da licitação da linha 4 (Amarela). "O metrô de São Paulo continua sendo uma empresa pública, uma empresa estatal, cujo acionista majoritário é o governo do Estado", afirmou.
Alckmin insistiu que a Parceria Público-Privada foi a forma mais rápida de levantar recursos para a obra. Para o governador, a decisão do Tribunal de Contas não significa uma paralisação permanente do processo licitatório. "Se o Tribunal de Contas questionou um problema no edital, nós não vamos perder tempo", disse o governador.
24/03/2006
30/06/2025
Cursos Presenciais - Os Grandes Pedidos das Empresas em Licitações- Florianópolis-SC
O curso irá abordar sobre os principais pedidos qu...22/06/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...11/07/2025
Estado abre licitação de R$ 17 milhões para Complexo da Polícia Científica em Garanhuns
O Governo de Pernambuco anunciou o processo licita...10/07/2025
Após cobranças de Edson Vieira,Governo do Estado publica licitação para restaurar trecho..
Depois de cobranças constantes do deputado estadua...