Licitação do maior trecho sai em janeiro


A Petrobras espera concluir em janeiro a licitação para a construção do maior trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), suspensa há seis meses devido ao alto preço apresentado pela chinesa Sinopec. Segundo o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, a obra continua entre as prioridades da companhia, a despeito de novas alternativas que começam a surgir, como a importação de gás natural liquefeito (GNL) ou o gasoduto da Venezuela.
''O Gasene é prioridade'', decretou o executivo, explicando que o projeto é a principal alternativa de suprimento à região Nordeste. Nas últimas semanas, cresce entre as multinacionais do setor, como Shell e BG, o interesse por construir plantas de regaseificação de gás natural na região, para importar GNL (gás resfriado a baixíssimas temperaturas até tornar-se líquido, facilitando o transporte por navios) da África ou do Caribe. A própria Petrobras avalia o potencial do GNL no Nordeste, mas para mercado específicos e não como substituição ao gasoduto, informou Gabrielli.
O projeto é dividido em três trechos. Dois deles - entre Cabiúnas, no Rio, e Vitória; e entre Vitória e Cacimbas (ES) - já estão em andamento. O trecho Cacimbas-Catu (BA), de 900 quilômetros, porém, está suspenso porque o consórcio vencedor da licitação apresentou um preço quase duas vezes maior do que os cerca de US$ 1,2 bilhão estimados pela empresa. A Petrobras abriu licitação internacional na tentativa de reduzir os custos e, se tudo correr bem, espera concluir a obra em 2008.
Gabrielli disse que, enquanto isso, a estatal trabalha para colocar em produção novos campos de gás no Nordeste, a fim de garantir o abastecimento na região. No ano que vem, a empresa inicia as operações de Manati, na Bahia, com capacidade para produzir 6 milhões de metros cúbicos por dia, volume suficiente para dobrar a produção do Estado. ''Além disso, adquirimos áreas com probabilidade para gás na sétima rodada de licitações'', acrescentou o executivo, referindo-se ao leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizado este ano.


07/12/2005

Fonte: No Olhar

 

Curso Licitações

21/07/2024

Prefeitura de Campo Grande lança licitações para vidro, creatina e home care

A Prefeitura de Campo Grande lançou licitações par...

21/07/2024

Ministério da Agricultura abre licitação para contratar serviços terceirizados em MS

O Ministério da Agricultura e Pecuária abriu licit...

20/07/2024

Governo de SP anuncia licitação para duplicação da rodovia Bunjiro Nakao

O Governo de São Paulo publicou uma licitação para...

20/07/2024

Cidade de SC fará Centro de Eventos ao lado de atração recém-aberta

Está em finalização um projeto que será feito em f...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita