A Petrobras espera concluir em janeiro a licitação para a construção do maior trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), suspensa há seis meses devido ao alto preço apresentado pela chinesa Sinopec. Segundo o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, a obra continua entre as prioridades da companhia, a despeito de novas alternativas que começam a surgir, como a importação de gás natural liquefeito (GNL) ou o gasoduto da Venezuela.
''O Gasene é prioridade'', decretou o executivo, explicando que o projeto é a principal alternativa de suprimento à região Nordeste. Nas últimas semanas, cresce entre as multinacionais do setor, como Shell e BG, o interesse por construir plantas de regaseificação de gás natural na região, para importar GNL (gás resfriado a baixíssimas temperaturas até tornar-se líquido, facilitando o transporte por navios) da África ou do Caribe. A própria Petrobras avalia o potencial do GNL no Nordeste, mas para mercado específicos e não como substituição ao gasoduto, informou Gabrielli.
O projeto é dividido em três trechos. Dois deles - entre Cabiúnas, no Rio, e Vitória; e entre Vitória e Cacimbas (ES) - já estão em andamento. O trecho Cacimbas-Catu (BA), de 900 quilômetros, porém, está suspenso porque o consórcio vencedor da licitação apresentou um preço quase duas vezes maior do que os cerca de US$ 1,2 bilhão estimados pela empresa. A Petrobras abriu licitação internacional na tentativa de reduzir os custos e, se tudo correr bem, espera concluir a obra em 2008.
Gabrielli disse que, enquanto isso, a estatal trabalha para colocar em produção novos campos de gás no Nordeste, a fim de garantir o abastecimento na região. No ano que vem, a empresa inicia as operações de Manati, na Bahia, com capacidade para produzir 6 milhões de metros cúbicos por dia, volume suficiente para dobrar a produção do Estado. ''Além disso, adquirimos áreas com probabilidade para gás na sétima rodada de licitações'', acrescentou o executivo, referindo-se ao leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizado este ano.
07/12/2005
11/06/2025
Prefeitura de João Pessoa abre licitação para construção de viadutos no Altiplano
A Prefeitura de João Pessoa abriu o processo de li...11/06/2025
DNIT abre licitação para supervisão de operações rodoviárias na Bahia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...10/06/2025
Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para reformar prédio que abrigará DERF
A prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou edital...10/06/2025
Estado autoriza licitações que somam mais de R$ 11,3 milhões para 7 municípios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadu...