Licitação do lixo terá coleta mecanizada


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) prepara a proposta de licitação para a coleta de lixo na Capital. A proposta que está sendo formatada também irá prever a implantação da coleta com braço mecanizado em alguns bairros. Realizada no ano passado, a licitação para a compra de caminhões e contêineres para o sistema de coleta mecanizada foi impugnada pela Justiça por denúncias de licitação dirigida.
No novo projeto, também está prevista a implantação da varrição e lavagem mecanizada de ruas.
A intenção é modernizar o sistema de coleta e de limpeza na Capital que, segundo o diretor-geral do DMLU, Garipô Selistre, está defasado. A mudança, diz o diretor, também representará uma redução de até 20% dos custos com o serviço.
O contrato com a empresa que realiza a coleta do lixo domiciliar, a PRT, ainda poderia ser estendido até dezembro de 2006, mas o DMLU deverá interrompê-lo antes desse prazo. A proposta deverá estar pronta até outubro, e o processo licitatório deve ocorrer no início do próximo ano.
Selistre afirma que o novo processo, que começará a ser implantado em alguns bairros da cidade (ainda não definidos), não provocará demissão de funcionários que deverão ser alocados em outras frentes de trabalho.
- Poderemos deslocar os garis que trabalham na varrição e na lavagem das principais ruas da cidade para o centro dos bairros - exemplifica Selistre.
Saiba mais Como é a coleta A do lixo domiciliar é feita por uma empresa terceirizada O coleta seletiva é realizada por funcionários do DMLU Uma cooperativa realiza a varrição e a capina nas ruas Como ficará Será implantada a coleta mecanizada em alguns bairros A varrição e lavagem das principais ruas da cidade também terão o auxílio de equipamentos mecânicos Garis serão deslocados dessas ruas para o centro dos bairros A mecanização A prefeitura abriu processo de licitação para a compra de quatro caminhões e 1.112 contêineres de metal para a coleta mecanizada que seria implantada nos bairros Bom Fim, Cidade Baixa, Intercap e Rubem Berta Depois de questionamentos da Câmara e de empresas impedidas de participar da licitação devido ao detalhamento da proposta, a Justiça embargou a licitação. Os envelopes com as propostas de preços não chegaram a ser abertos.


20/09/2005

Fonte: Zero Hora

 

Avisos Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita