A Petrobras deve lançar a licitação para contratar o FPSO de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, ainda em 2018. Com primeiro óleo previsto para 2021, a plataforma terá capacidade para produzir 120 mil barris/dia de óleo.
Fontes acreditam que a Petrobras poderá optar, como alternativa ao afretamento, pelas modalidades contratuais de EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) ou BOT (Built-Operate-Transfer), em que a petroleira assume a operação após sua estabilização.
Com isso, a companhia estaria se resguardando de eventual perda de competitividade na concorrência. Isso porque os principais players estão envolvidos em três licitações para o afretamento de FPSOs promovidas pela estatal : Mero 2, Parque das Baleias e Marlim 1 e 2.
“Se a Petrobras entrar no mercado com mais um afretamento, talvez fiquem só um ou dois players em Itapu”, prevê um executivo do setor.
Além da Modec, que já levou os contratos de Mero 1 e Sépia, companhias como a SBM, Teekay, Misc, do grupo Petronas, e a malaia Yinson estão cotando no mercado para preparar suas ofertas.
No entanto, o diretor de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia da Petrobras, Hugo Repsold, disse em agosto que a companhia avalia retomar a contratação de FPSOs próprios apenas no caso de unidades com entrada em operação a partir de 2023.
O projeto
Itapu tem volumes in situ de petróleo da ordem de 1,3 bilhão de barris de petróleo. A previsão atual é que o campo produza por 30 anos, entre 2021 e 2050.
O sistema de produção projetado prevê a conexão de cinco poços produtores, dois injetores de água e dois injetores de gás. Além da injeção, o gás poderá ser escoado pela malha de dutos do pré-sal – Rota 1 (Caraguatatuba), Rota 2 (Cabiúnas) e Rota 3 (Comperj, em implantação).
Localizado no pré-sal da Bacia de Santos, Itapu está em lâmina d’água de 2.000 metros, a cerca de 200 km do litoral do Rio de Janeiro.
13/10/2018
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...