Licitação de usinas do rio Madeira terá leilão único


Enviar para um amigo Imprimir
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) , Maurício Tolmasquim, confirmou ontem que o governo pretende fazer um só leilão para as duas hidrelétricas do complexo do rio Madeira, no Estado de Rondônia, e que elas devem acontecer em novembro.
"Não é a gente que garante, essa é uma previsão do Ibama e esperamos conseguir licitar logo", disse o executivo da EPE, estatal criada no governo Lula para fazer o planejamento do setor de energia . A licitação do complexo, cuja construção exigirá no mínimo R$ 20 bilhões em investimentos, aguarda licença ambiental.
Tolmasquim, que também é coordenador do grupo de Energia do PT, esteve presente no 3º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), em São Paulo, como representante da coligação PT/ PCdoB/ PRB, para receber o documento "Visões dos Agentes para Política Energética 2007-2010" - um conjunto de premissas para expansão do setor elaborado por 13 grandes entidades empresariais ligadas à área de energia elétrica. Representando a coligação PSDB/ PFL, esteve presente o integrante do grupo de energia do PSDB, Ivan Camargo. As outras coligações foram convidadas, mas não compareceram.
Um dos pontos mais ressaltados pelos empresários como obstáculo para o desenvolvimento do setor foi justamente a dificuldade de se conseguir licenças ambientais para grandes obras. As entidades reivindicam aceleração desses processos, a redução da carga tributária e a autonomia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros propostas que visam, principalmente, a criação de um ambiente mais propício aos investimentos privados.
"A nossa idéia é que os candidatos à Presidência da República reflitam sobre os pontos apresentados, e que nos chamem inclusive para aprofundar essas questões", disse Luiz Carlos Guimarães, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).


10/08/2006

Fonte: Valor On Line

 

Curso Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita