Enviar para um amigo Imprimir
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) , Maurício Tolmasquim, confirmou ontem que o governo pretende fazer um só leilão para as duas hidrelétricas do complexo do rio Madeira, no Estado de Rondônia, e que elas devem acontecer em novembro.
"Não é a gente que garante, essa é uma previsão do Ibama e esperamos conseguir licitar logo", disse o executivo da EPE, estatal criada no governo Lula para fazer o planejamento do setor de energia . A licitação do complexo, cuja construção exigirá no mínimo R$ 20 bilhões em investimentos, aguarda licença ambiental.
Tolmasquim, que também é coordenador do grupo de Energia do PT, esteve presente no 3º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), em São Paulo, como representante da coligação PT/ PCdoB/ PRB, para receber o documento "Visões dos Agentes para Política Energética 2007-2010" - um conjunto de premissas para expansão do setor elaborado por 13 grandes entidades empresariais ligadas à área de energia elétrica. Representando a coligação PSDB/ PFL, esteve presente o integrante do grupo de energia do PSDB, Ivan Camargo. As outras coligações foram convidadas, mas não compareceram.
Um dos pontos mais ressaltados pelos empresários como obstáculo para o desenvolvimento do setor foi justamente a dificuldade de se conseguir licenças ambientais para grandes obras. As entidades reivindicam aceleração desses processos, a redução da carga tributária e a autonomia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros propostas que visam, principalmente, a criação de um ambiente mais propício aos investimentos privados.
"A nossa idéia é que os candidatos à Presidência da República reflitam sobre os pontos apresentados, e que nos chamem inclusive para aprofundar essas questões", disse Luiz Carlos Guimarães, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
10/08/2006
04/12/2023
Visan lança edital de licitação da segunda etapa da estação de tratamento de água
A Videira Saneamento (Visan) realizará mais um inv...04/12/2023
Ginásio de Esportes de Sobradinho terá banheiros e vestiários reformados
Está agendada para o dia 19, às 14h, a abertura de...04/12/2023
MCid abre licitação de R$ 20 milhões para agência de comunicação institucional
No escopo, o relacionamento do órgão encabeçado po...04/12/2023
Câmara pagará 2,7 milhões para ter voto eletrônico e modernizar plenário
A Câmara Municipal de Campo Grande abriu licitação...