Licitação de US$ 1,6 bilhão na Colômbia


Bogotá - Exxon Mobil, BP, Chevron e outras cinco companhias petrolíferas internacionais qualificaram-se para participar de uma licitação que envolve um projeto de petróleo pesado por US$ 1,6 bilhão, da companhia petrolífera colombiana Ecopetrol. A estatal também recebeu propostas da Petrobras, Total, Repsol-YPF, OAO Lukoil e China Petroleum & Chemical, informou o diretor geral da Ecopetrol, Isaac Yanovich.
O vencedor, que será escolhido em julho, ajudará a explorar mais de 1,7 milhão de hectares com reservas comprovadas de até 3 bilhões de barris. "Este é nosso projeto mais importante", disse Yanovich em entrevista, na semana passada, na sede da Ecopetrol na capital colombiana. "O investimento poderá ser muito maior se construirmos uma fábrica para o refino de petróleos pesados", acrescentou o executivo.
A Colômbia é atraente para as companhias multinacionais, como a Exxon e a BP, agora que as enérgicas medidas tomadas contra os movimentos de revoltosos melhoraram a segurança dos oleodutos, disse Yanovich. Ele acrescentou que o governo também oferece às companhias contratos com participação nos lucros. A Ecopetrol, que em 2005 extraiu cerca de 60% da produção colombiana diária de 526 mil barris, calcula que o investimento contribuiria para a extração de até 200 mil barris de petróleo bruto por dia, em comparação com 60 mil na atualidade.
O projeto de petróleo pesado no departamento de Meta faz parte da campanha da Ecopetrol para aumentar a produção nacional. A Colômbia, que é o quinto exportador de petróleo latino-americano, prognostica que, ao ritmo atual de extração, até 2011 se tornará um importador líquido de cru pela primeira vez em quase 100 anos.


10/04/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita