Após dois anos da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), os radares medidores de velocidade serão implantados na Capital ainda este ano. A afirmação é do prefeito Mauro Mendes (PSB), que garante lançar o edital de licitação em 60 dias.
De acordo com ele, a Procuradoria Geral do Município já está finalizando o Termo de Referência para poder colocar o processo na praça. “Os radares já deveriam ter sido implantados em Cuiabá. Nós próximos 60 dias, provavelmente, já devemos colocar a licitação no mercado, para identificar a empresa que irá instalar esse sistema”.
O socialista ainda ressalta que outras providências serão tomadas durante a implantação do radar visando melhorias e maior segurança no trânsito de Cuiabá. “Não será apenas o radar. Também haverá um sistema de vigilância de trânsito, sistema de segurança, sinalização vertical, enfim, tudo para que nós passamos cumprir o TAC e dotar Cuiabá de alguns mecanismos de eficiência de controle”, pontua.
Os radares funcionaram na cidade até 2002. O retorno do aparelho chegou a ser cogitado em 2007, para prevenção de acidentes. No entanto, uma pesquisa encomendada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontou que 59,6% dos cuiabanos não apoiaram a medida.
Apesar disso, o então prefeito interino e atual vereador Júlio Pinheiro (PTB) assinou, em julho de 2011, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado (MPE) para a volta dos aparelhos. O objetivo era, não apenas multar os condutores, mas disciplinar o trânsito da Capital.
O sistema teria que ser implantado até janeiro do ano passado, contudo, foi sendo prorrogado. Multas chegaram a ser aplicadas ao Palácio Alencastro por conta do descumprimento do TAC.
O novo projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), prevê a instalação de radares nas principais vias de acesso ao centro da cidade, como as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Tenente-coronel Duarte (Prainha) e Miguel Sutil.
A velocidade máxima permitida por lei em perímetro urbano é de 60 quilômetros por hora (Km/h) e 40 Km/h em ruas de bairros. Já em rodovias é de 110 km/h.
Entre as dificuldades apontadas por quem é contra a implantação está o argumento de que a cidade se assemelha a um canteiro de obras, por conta das intervenções do Governo do Estado para Copa de 2014.
Apesar disso, Mendes acredita que a implantação dos radares não será prejudicada, uma vez que será feita de forma pontual. “No edital já vamos colocar que a instalação será por fases”, explica.
Para o socialista, o sistema trará diversos benefícios ao trânsito da Capital. “Se você enche a cidade de quebra-molas, como Cuiabá tem hoje, você penaliza todo mundo. Quando você coloca o radar, você vai penalizar apenas o infrator: aquele que transgride o limite de velocidade permitido na determinada via; aquele que insiste em praticar atos ao arrepio da lei. O radar vai ser instalado em pontos estratégicos e as pessoas serão avisadas. Só serão autuados aqueles que praticarem atos fora do que determina a legislação de trânsito”.
14/05/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...