Licitação de projeto de GNL da PETROBRAS pode ser anunciada 6af


Em meio ao agraveamento da crise na Bolívia, a Petrobras deve divulgar nesta sexta-feira os vencedores da licitação do projeto de Gás Natural Liquefeito (GNL), lançada no ano passado para substituir um eventual aumento de importação do gás boliviano.
Segundo fonte ligada ao assunto, o anúncio seria feito na quarta-feira da próxima semana, em Barcelona, em um evento do setor, mas a mudança de humor em relação ao país vizinho levou o governo a pedir mais rapidez no processo de importação de GNL para suprir possiveis interrupções no fornecimento de gás boliviano.
A Petrobras discute com a Bolívia a indenização de refinarias desapropriadas pelo governo nacionalista de Evo Morales, ao mesmo tempo em que manifestantes vem ameaçando interromper o fornecimento de gás natural ao Brasil e Argentina.
A expectativa é de que plantas de GNL instaladas nos navios ancorados no Rio de Janeiro e no Ceará entrem em operação entre o final de 2008 e início de 2009. A unidade do Nordeste terá capacidade para produzir 6 milhões de metros cúbicos de gás e do Sudeste, 14 milhões de metros cúbicos.
A diretoria da Petrobras está reunida nesta sexta-feira para avaliar as propostas, informou a fonte, que visam a construção de um terminal para receber as plantas de regazeificação instaladas em navios aportados no Ceará e no Rio de Janeiro. Os investimentos giram em torno dos 4 bilhões de reais.
A decisão pelo projeto de GNL foi tomada após a nacionalização das reservas de hidrocarbonetos pelo governo boliviano, em 1o de maio de 2006. A Petrobras decidiu suspender investimentos de 2 bilhões de dólares para duplicar o gasoduto Bolívia-Brasil, que transporta diariamente 26 milhões de metros cúbicos ao Brasil e cujo contrato vence em 2019.
A compra do GNL será uma licitação à parte e a estatal brasileira anunciou no início do mês que um dos possíveis fornecedores seria a Argélia. Líbia, Trinidad, Indonésia e Catar também estariam no páreo.
Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em entrevista à Reuters na época do lançamento da licitação, as empresas interessadas na concorrência poderiam apresentar vários modelos de contratos, como arrendamento com opção de compra apenas dos dois navios com plantas de regaseificação, ou o arrendamento dos navios junto com a compra do produto.
Ele informou na mesma época, que os contratos de GNL contarão com opções de "swap", para facilitar a aquisição do produto, garantindo a troca entre distribuidores dependendo da localização da carga.


20/04/2007

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

18/01/2025

Câmara Municipal de Ubá abre licitação para aquisição de Equipamento de Som

A Câmara Municipal de Ubá anunciou a realização do...

18/01/2025

Cascavel abre licitação para compra de materiais odontológicos

A Prefeitura Municipal Cascavel, , anunciou no Diá...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita