Licitação de plataforma blockchain para a Imprensa Nacional é suspensa


Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 24 de abril o Governo Federal anunciou uma licitação para contratar uma plataforma baseada em blockchain para Imprensa Nacional.

O sistema seria usado inclusive no Diário Oficial da União (DOU) e visava promover mais controle e transparência para os processos.

Entretanto, nesta sexta-feira, 31 de julho, a Secretaria-Geral da Presidência da República comunicou a suspensão da licitação mencionada.

“Fica anulada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 00034003502201913.

Objeto: Pregão Eletrônico – O objeto desta licitação é a Contratação, sob o Sistema de Registro de Preços, de empresa especializada para o fornecimento de solução para criação e governança de rede compartilhada com tecnologia Blockchain de bases de dados distribuídas que possibilite o desenvolvimento de ecossistemas que tragam controle, transparência, confiabilidade e auditabilidade de processos e envolvam demais órgãos da administração pública, conforme condições, quantidades e exigências do edital”, diz a publicação no DOU.

Plataforma seria usada no DOU
A publicação não cita, no entanto, a justificativa por trás da anulação da licitação para a solução que visava garantir que a Imprensa Nacional tivesse mais controle dos ecossistemas sob sua responsabilidade.

Além disso, a plataforma pretendia aumentar o controle das publicações que são realizadas por todos os órgãos da administração pública no Diário Oficial da União (DOU).

Blockchain
Na ocasião do anúncio da licitação, a Coordenação de Tecnologia da Informação da Imprensa Nacional concluiu que uma Blockchain permissionada seria a melhor solução.

Já que a plataforma distribuída e descentralizada apresenta escalabilidade garantida, capacidade transacional global, com baixo custo e alta disponibilidade.

Governo barra blockchain de novo
No entanto, o governo federal descartou, mais uma vez, a possibilidade de uso de blockchain no governo.

Isso porque, como noticiou o CriptoFácil, o presidente Jair Bolsonaro revogou em abril duas portarias que determinavam o uso de blockchain para rastrear armas e munições no Brasil.

Na ocasião, ele alegou que a determinação não se adequava às suas “diretrizes definidas em decretos”.

Entretanto, o veto foi contestado pelo Ministério Público Federal (MPF). Em meados de julho, o órgão protocolou uma Ação Civil Pública contra a União alegando que a medida é ilegal.


01/08/2020

Fonte: CriptoFacil

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita