Licitação de obra de réplica do Cristo Redentor foi considerada fraudulenta


O ex-prefeito de Erechim-RS Ciríaco Vitacir Angelo Ferrareze (PTB) foi condenado pelo Tribunal de Justiça a devolver aos cofres públicos o valor utilizado para construir uma réplica do Cristo Redentor na cidade. A Justiça considerou que a licitação para escolher a empresa construtora foi fraudulenta e a obra não tinha previsão orçamentária.

A ação popular foi ajuizada em 1995, no começo da obra, por um comerciante da cidade. Ele entendia que a construção era imoral num momento em que o município se encontrava em dificuldades financeiras e não havia verbas para atender as reais necessidades da população. Uma liminar chegou a ser concedida para interromper a obra, mas foi cassada em seguida e a réplica foi concluída.

Ferrareze ingressou com recurso no Tribunal de Justiça, mas a sentença foi confirmada, determinando que o ex-prefeito e a empresa devolvam os valores aos cofres municipais. O advogado Caitano Gatto, que representa o autor da ação, diz que o valor corrigido pode ultrapassar R$400 mil. Apesar da polêmica sobre a réplica de 20 metros de altura, o local se transformou em ponto turístico na região.


26/02/2004

Fonte: Zero Hora

 

Curso Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧