O processo licitatório da merenda escolar e a forma como a alimentação vai ser servida à classe estudantil estão sendo monitorados pelo Fórum Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. Ainda neste mês será finalizada a licitação, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 23, e no dia 20 representantes de alunos farão a degustação dos alimentos que devem integrar o cardápio servido nas escolas.
Definido por sorteio, as alunas Luíza Kamel, da Escola Municipal Haroldo Veloso e Jasmine Araujo Silva, do Colégio Estadual Rodrigues dos Santos farão a análise sensorial na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy.
As empresas licitadas no processo terão de fornecer a merenda escolar por 10 meses. Para entender esse processo de entrega, consumo e tipo de merenda, no fim do mês junho o Fórum se reuniu sede do Ministério Público do Pará em Santarém, para tratar da merenda escolar, em atividade proposta pelo projeto Juventude Cidadã, do programa Ministério Público e a Comunidade.
Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de 17 escolas estaduais e municipais.
A fiscalização da merenda pelos estudantes é um dos focos do projeto Juventude Cidadã, que incentiva o protagonismo juvenil nas escolas, acompanhados pelo MPPA, que orienta e recebe as informações para subsidiar sua atuação.
Esclarecimentos
De acordo com a Semed, o cardápio deve ser regionalizado e ter um nível mínimo de aceitabilidade dos alunos, de 85%. Ao serem questionadas sobre falta de merenda e repetição de cardápio, as representantes da pasta explicaram que o valor é R$ 0,36 por aluno do ensino fundamental, e do médio um pouco mais, e que a quantidade é calculada conforme a informação do número de alunos, e que nem toda alimentadora escolar passou por programa de capacitação, porém a gestão municipal está preparando um curso com esse tema.
09/07/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...