O processo licitatório da merenda escolar e a forma como a alimentação vai ser servida à classe estudantil estão sendo monitorados pelo Fórum Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. Ainda neste mês será finalizada a licitação, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 23, e no dia 20 representantes de alunos farão a degustação dos alimentos que devem integrar o cardápio servido nas escolas.
Definido por sorteio, as alunas Luíza Kamel, da Escola Municipal Haroldo Veloso e Jasmine Araujo Silva, do Colégio Estadual Rodrigues dos Santos farão a análise sensorial na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy.
As empresas licitadas no processo terão de fornecer a merenda escolar por 10 meses. Para entender esse processo de entrega, consumo e tipo de merenda, no fim do mês junho o Fórum se reuniu sede do Ministério Público do Pará em Santarém, para tratar da merenda escolar, em atividade proposta pelo projeto Juventude Cidadã, do programa Ministério Público e a Comunidade.
Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de 17 escolas estaduais e municipais.
A fiscalização da merenda pelos estudantes é um dos focos do projeto Juventude Cidadã, que incentiva o protagonismo juvenil nas escolas, acompanhados pelo MPPA, que orienta e recebe as informações para subsidiar sua atuação.
Esclarecimentos
De acordo com a Semed, o cardápio deve ser regionalizado e ter um nível mínimo de aceitabilidade dos alunos, de 85%. Ao serem questionadas sobre falta de merenda e repetição de cardápio, as representantes da pasta explicaram que o valor é R$ 0,36 por aluno do ensino fundamental, e do médio um pouco mais, e que a quantidade é calculada conforme a informação do número de alunos, e que nem toda alimentadora escolar passou por programa de capacitação, porém a gestão municipal está preparando um curso com esse tema.
09/07/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...