SANTIAGO - As empresas de distribuição de energia do Chile informaram nesta terça-feira que, na segunda metade de novembro, devem informar com quais fornecedoras assinarão os novos contratos de fornecimento de energia, a longo prazo e a preços estáveis.
Em julho, as distribuidoras iniciaram um processo de licitação internacional de fornecimento de energia em função do vencimento de vários contratos e de uma maior demanda, no momento em que o país passa por uma escassa oferta energética.
Na terça-feira termina o prazo para que as distribuidoras recebam as ofertas econômicas das geradoras.
"Teremos um prudente período de silêncio para avaliar as ofertas e no dia 13 de novembro informaremos, em primeira instância, os resultados", disse a jornalistas Rodrigo Castillo, diretor da Associação de Empresas Elétricas A.G..
A licitação é incentivada pelas distribuidoras Chilectra
"(Haverá) um período de consultas e em 21 de novembro informaremos os resultados finais da licitação", disse Castillo, que representa a associação que reúne as companhias de distribuição e transmissão de energia no Chile.
As distribuidoras fixaram para este ano uma primeira licitação de 5 bilhões de dólares para fornecimento de energia. Para meados do próximo ano, realizarão uma segunda licitação, que também prevê contratos do mesmo montante.
As empresas de distribuição de energia consideram a aquisição de mais de 300 mil gigawatts, que começariam a ser fornecidos entre 2010 e 2024.
O Chile, que importa quase a totalidade dos combustíveis que consome, busca incentivar os investimentos no setor energético, abalado pelas restrições no envio de gás natural da Argentina, seu único fornecedor desse produto.
31/10/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...