Licitação de energia no Chile entra em fase final


SANTIAGO - As empresas de distribuição de energia do Chile informaram nesta terça-feira que, na segunda metade de novembro, devem informar com quais fornecedoras assinarão os novos contratos de fornecimento de energia, a longo prazo e a preços estáveis.
Em julho, as distribuidoras iniciaram um processo de licitação internacional de fornecimento de energia em função do vencimento de vários contratos e de uma maior demanda, no momento em que o país passa por uma escassa oferta energética.
Na terça-feira termina o prazo para que as distribuidoras recebam as ofertas econômicas das geradoras.
"Teremos um prudente período de silêncio para avaliar as ofertas e no dia 13 de novembro informaremos, em primeira instância, os resultados", disse a jornalistas Rodrigo Castillo, diretor da Associação de Empresas Elétricas A.G..
A licitação é incentivada pelas distribuidoras Chilectra , a maior do país, Chilquinta Energia, CGE Distribuición e os grupos Saesa e EMEL.
"(Haverá) um período de consultas e em 21 de novembro informaremos os resultados finais da licitação", disse Castillo, que representa a associação que reúne as companhias de distribuição e transmissão de energia no Chile.
As distribuidoras fixaram para este ano uma primeira licitação de 5 bilhões de dólares para fornecimento de energia. Para meados do próximo ano, realizarão uma segunda licitação, que também prevê contratos do mesmo montante.
As empresas de distribuição de energia consideram a aquisição de mais de 300 mil gigawatts, que começariam a ser fornecidos entre 2010 e 2024.
O Chile, que importa quase a totalidade dos combustíveis que consome, busca incentivar os investimentos no setor energético, abalado pelas restrições no envio de gás natural da Argentina, seu único fornecedor desse produto.


31/10/2006

Fonte: Reuters

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita