Licitação de casas para abrigar moradores do Zincão, em Americana, deve ser aberta em outubro


A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), do Governo do Estado, deverá abrir em outubro deste ano a licitação para contratar a empresa responsável pela construção de casas destinadas aos moradores da favela do Zincão, localizada no Parque da Liberdade, em Americana.

A informação foi confirmada ao LIBERAL pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco, durante evento realizado no último dia 30 para a entrega de apartamentos no Conjunto Habitacional Roberto Romano, em Santa Bárbara d’Oeste.

De acordo com Marcelo, o Estado recebeu a documentação dos dois terrenos onde as casas serão construídas: um no Jardim das Orquídeas, com 200 unidades, e outro no bairro Pacaembu, com 100 residências — totalizando 300 moradias, que serão destinadas às pessoas já cadastradas pela Prefeitura de Americana (não haverá sorteio).

O projeto do Jardim das Orquídeas está mais adiantado e deverá ser concluído em outubro. No mesmo mês, será iniciado o processo licitatório para a escolha da empresa que executará o empreendimento habitacional.

“Houve uma dúvida por conta de uma contaminação no terreno, mas a Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] já liberou. Em paralelo a isso, para a gente não atrasar a obra, estamos desenvolvendo os projetos”, afirmou o secretário.

“Os projetos já estão ficando prontos e, tão logo a gente tenha a autorização para iniciar a obra, faremos a licitação e começaremos. Serão 18 meses de obras”, completou. A entrega, portanto, está prevista para ocorrer entre 2026 e 2027.

Em outubro de 2024, o secretário de Habitação de Americana, Luiz da Rodaben, comentou sobre uma pequena contaminação a cinco metros de profundidade no terreno do Jardim das Orquídeas.

A necessidade de extinguir a favela do Zincão atende a cobranças do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), já que os barracos estão localizados em uma APP (Área de Proteção Permanente).

Em 2022, o prefeito Chico Sardelli (PL) descartou a reintegração de posse e solicitou prazo para viabilizar a construção das moradias.

As casas da CDHU permitem que os beneficiários paguem um valor simbólico de financiamento, sem juros, limitado a até 20% da renda familiar.


09/06/2025

Fonte: Liberal

 

Curso Licitações

08/07/2025

Licitação para obras de drenagem no Barreiro recebe propostas até 28 de julho

A Prefeitura de BH abriu licitação para executar o...

07/07/2025

Prefeitura de Pinda avança com projeto da zona azul e licitação será lançada neste ano

A Prefeitura de Pindamonhangaba está avançando no ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita