Licitação de acessos vai sair


Natal (RN) - O projeto para construção dos acessos da ponte Forte/Redinha está em fase de conclusão. ‘‘Pouquíssimos equívocos’’ foram encontrados no projeto apresentado pela prefeitura, segundo o secretário estadual de Infra-Estrutura, Adalberto Pessoa. A análise do corpo técnico da secretaria avaliou de forma positiva o projeto, mas faltam detalhes a serem discutidos. A estimativa de Adalberto Pessoa é de que na próxima semana seja iniciada a licitação. Os acessos, segundo previsão dos engenheiros, devem ficar prontos antes do término da ponte.
Com mais de 55% da obra construída, Adalberto afirma que o objetivo principal é antecipar o calendário de conclusão da ponte para entregar a obra dentro do prazo. Os atrasos são decorrentes das alterações que a ponte sofreu após licitada (aumento do comprimento e altura, por determinação da Capitania dos Portos) e que atrasaram o ritmo de trabalho. Para isso, o secretário formou um grupo de trabalho para estar em contato direto com a construtora responsável, para abreviar providências que possam ser tomadas.
Algumas dessas medidas, informa, incluem licitação de equipamentos complementares, entre outras ainda em análise. ‘‘Não adianta aumentar a mão-de-obra ou carga horária, porque a característica da ponte aponta os equipamentos como responsáveis por 70% da obra. O aumento de novos sistemas mecânicos é que podem acelerar os prazos’’, disse Adalberto. Mas ele garante, sob o ponto de vista de servidor estadual e engenheiro, cumprir o cronograma de engenharia da ponte até junho.
‘‘Há tecnologia, recursos e vontade política da governadora. Como engenheiro, afirmo: estamos fazendo as adequações para suprir deficiências ocorridas no início da construção, mas seria precipitado dizer agora se entregaremos em junho, porque podem ocorrer fatores externos que fogem de nossa competência’’, comentou. Aos mais céticos quanto ao término da ponte dentro do prazo, Adalberto lembra que a fase mais completa, de fundação das bases, que comprometeria custos e especificidades da obra, já foram 90% concluídos. Os próximos passos são o término das duas torres centrais (as mais altas, com 55m acima do leito do rio). Em seguida, começa a colocação dos cabos (já adquiridos) para segurar o vão central.


03/02/2006

Fonte: Diario de Natal

 

Curso Licitações

24/07/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/07/2024

Uiraúna anuncia licitação de R$ 256 mil para exames e laudos médicos

A prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão,...

26/07/2024

Governo de SP abre licitação para a concessão da Raposo Tavares

O governo de Tarcísio de Freitas, por meio da Agên...

25/07/2024

Governo autoriza licitação para construção de novo centro de excelência em Japaratuba

Na programação da 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita