Os alagamentos ocasionados em dias de chuva em Porto Alegre podem começar a ser solucionados ainda neste ano. A reforma de casas de bombas e obras de macrodrenagem de Porto Alegre devem ser licitadas no próximo mês. O projeto, planejado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), está orçado em R$ 190 milhões, com recursos garantidos pelo Ministério das Cidades e aguarda a análise final do orçamento pela Caixa Econômica Federal para a publicação dos editais. O objetivo é reduzir as áreas de alagamentos na Capital.
Pelo custo de R$ 107 milhões, o projeto na bacia hidrográfica do Arroio Areia compreende mais de 20 obras. A estimativa é de que 178 mil pessoas nos bairros Boa Vista, Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim São Pedro, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São João, Três Figueiras, Vila Ipiranga, Bom Jesus e Vila Jardim sejam afetadas diretamente. Serão implantadas sete bacias de detenção e ampliados os condutos de macrodrenagem em diversos bairros e pontos.
A casa de bombas Silvio Brum também passará por reformas. A expectativa é de que todo esse complexo de obras seja executado em 48 meses. “Obras de drenagem são complexas, pois é preciso observar a topografia, plano diretor e interligar com as redes antigas. Estamos trabalhando há três anos nesses projetos”, disse o diretor do DEP, Tarso Boelter.
10/02/2016
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...