Foi publicada na semana passada, no Diário Oficial de Ponta Grossa, a contratação da Terraplanagem Zabel Ltda. A empresa será responsável pela execução da primeira lagoa do chamado Lago de Olarias, dentro da fase um do planejamento ecológico da obra. A licitação foi aberta em junho.
O que chama atenção é em relação ao valor do contrato. O máximo que seria admitido na tramitação era R$ 3.046.496,40. Com o recebimento das propostas, o investimento ficou em R$ 2.041.503,71, ou seja, 33% mais barato do que o previsto pela Prefeitura, por meio da Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico (Aras).
A frente de trabalho se dará especificamente na preparação do fundo da estrutura. Esse será um passo importante após a finalização do primeiro e a quase conclusão do segundo vertedouro. Nesta etapa serão retirados todos os sedimentos que hoje ocupam o terreno, bem como toda a vegetação. Feito isso, o solo será compactado para posterior aplicação de uma argila especial – essa ajudará a formar o espelho d´água. O prazo para a execução da obra é de 120 dias corridos, tendo vigência de 210 dias nas mesmas condições.
Dentro do cronograma de trabalho, com o fundo preparado, mais uma fase será iniciada, com outra licitação. Essa será responsável pela contenção das bordas e canalização de nove nascentes próximas. Elas serão direcionadas para dentro do lago propriamente dito. Essa medida ajudará para que o espaço seja preenchido pela água.
Devido ao andamento dos trabalhos, a Prefeitura acredita que a primeira parte será entregue em outubro. O projeto inicial prevê, ao todo, cinco lagos. Juntos eles ocuparão uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados.
Obras devem ampliar área de lazer
Além da estrutura do lago, as obras complementares vão garantir uma opção a mais de lazer no município. Depois de concluída, a previsão é de que a população tenha a disposição uma nova pista para caminhada, ciclovia, espaço para leitura, contemplação da natureza, atividades físicas, batistério e eventos culturais. As mudanças vão contribuir ainda de maneira estruturante, principalmente na ligação entre os bairros de Oficinas e Uvaranas, criando a chamada “Rota da Saúde”.
21/08/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...