CUIABÁ - A Hidrelétrica Dardanelos, em Mato Grosso, foi excluída da licitação ocorrida na sexta-feira (18) para a execução de vários empreendimentos do gênero no Estado. A decisão foi tomada pelo juiz da 2ª Vara de Justiça Federal no Rio, Jéferson Scheneider
O juiz se baseou em ação movida por promotores de Justiça Federal e estadual de MT, Kladson Dionysio de Oliveira e Gerson Barbosa, respectivamente, além do procurador da República Mário Lúcio de Avelar.
Irregularidades
Na ação, eles provam a existência de irregularidades no projeto, começando pela falta de licença ambiental prévia. O que mais pesou foi possibilidade de destruição de uma das poucas áreas nativas do Estado. "É uma obra muito impactante", comentou o procurador.
Segundo Avelar, "a situação só chegou à Justiça porque se está dando muita ênfase política e econômica à obra, deixando em segundo plano os aspectos ecológicos e legais.
Investimentos
A usina custaria R$ 600 milhões e mais R$ 500 milhões para a instalação de 500 quilômetros de linhas de transmissão. Tudo para produzir 100 megawatts (MW) de potência inicial 256 MW no total. Grutas, cachoeiras e matas nativas que seguem o Rio Aripuanã seriam destruídas.
20/12/2005
24/02/2026
Prefeitura de Fazenda Rio Grande lança licitação para construção de novos viadutos sobre a BR-116
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande deu um passo hi...24/02/2026
Câmara de Ribas do Rio Pardo abre licitação para novos móveis
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo está com ...24/02/2026
Prefeitura de Itabuna lança edital para as obras de requalificação de 25 escolas
A Prefeitura de Itabuna publicou na edição eletrôn...23/02/2026
Prefeito Sérgio Machnic vai às ruas do Eldorado, conversa com moradores e confirma licitações..
Na tarde desta segunda-feira, 23, o prefeito Sérgi...