Licitação da ANP vai ampliar em 30% oferta de blocos


O governo vai ampliar em 30% o potencial de exploração de gás natural nos blocos que serão ofertadas na próxima Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo).
A licitação, prevista anteriormente para dezembro, será antecipada para agosto, segundo resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), órgão de assessoramento da Presidência da República, que se reuniu ontem à tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na reunião do conselho realizada em abril, havia ficado definido que seriam ofertados 54 setores para a licitação da ANP, o que será ampliado agora no que diz respeito ao gás natural.
O foco na ampliação das descobertas e exploração de gás natural faz parte da estratégia do governo de ampliar a segurança energética e reduzir a dependência externa, principalmente após a crise envolvendo a Bolívia, após a nacionalização das reservas de petróleo e gás no país.
Por meio de nota à imprensa, divulgada na noite desta sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que o planejamento estratégico é a melhor forma de evitar "acidentes e surpresas".
Além de antecipar a licitação da ANP, o governo anunciou ontem que a Petrobras deverá antecipar de 2012 para 2008 a produção de 24,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia nas bacias de Santos (SP), de Campos (RJ) e do Espírito Santo.
A estatal informou ainda que desenvolveu um novo combustível, um diesel produzido a partir de uma mistura de petróleo e um óleo vegetal (principalmente soja) no processo de refino, batizado de H-Bio.
Também para reduzir a dependência externa de gás natural, a Petrobras irá iniciar testes para avaliar a possibilidade da substituição do combustível por álcool, por GLP (gás liqüefeito de petróleo) e por GNL (gás natural liqüefeito) em usinas termelétricas, que podem operar também com diesel.


19/05/2006

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita