Licitação busca entidade para ajudar pescadores a obterem registro e licenças em São José


A Prefeitura de São José/SC abriu licitação para incentivar a pesca e maricultura no mu­nicípio. O edital selecionará uma entidade sem fins lucrativos para auxiliar os pescadores no encaminhamento das solicitações de Seguro De­semprego do Pescador Artesanal, Registro das Embarcações junto à Capitania de Portos de Santa Catarina, processar o registro dos Pesca­dores artesanais e aquicultores, licenças de Pes­ca e outras documentações junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura. Esses recursos sempre foram destinados a Colônia de Pesca Z-28, mas a legislação agora possibilita que outras entida­des se habilitem a exercer essa função.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação destina R$ 170 mil para a entidade que for aprovada por um contrato de 26 meses. Em média, a vencedora receberá R$ 6,5 mil para desempenhar as atividades exigidas. Segundo o edital, a candidata deverá manter a estrutura aberta para atendimento presencial dos produ­tores pescadores e maricultores de segunda a sexta-feira, por no mínimo 6 horas diárias

As entidades concorrentes deverão compro­var possuir capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento do objeto da parceria e o cumprimento das metas estabelecidas. As interessadas em participar da licitação devem encaminhar as propostas até o dia 26 de setem­bro. A previsão é que o processo seja concluído até o dia 12 de outubro. A selecionada começa a prestar serviço ainda em 2018..

Legislação força entidades a se profissionalizarem
- O secretário de Desenvolvimento Econô­mico de São José, Waldemar Bornhausen Neto, explica que os recursos para fomento de ativi­dades antes eram repassados por meio de con­trato de parceria. “Quem fazia esse trabalho era a Colônia Z-8. Caso eles tenham interesse, terão que participar deste chamamento públi­co”, explicou o secretário.

O procedimento obriga as entidades a esta­rem em dia com uma série de documentos. Além disso, a vencedora do processo terá que cumprir à risca os itens previstos no edital de licitação, já que poderá sofrer sanções e, inclusive, ficar im­pedida de participar de novos editais.

A licitação também traz mais transparên­cia ao processo de repasse de recursos para as entidades que organizam o setor da pesca e maricultura.


06/09/2018

Fonte: Noticias do Dia

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita