A edição de 2015 do Pré-Vestibular e Enem Popular (Pop), alternativa para jovens entre 18 e 29 anos se prepararem para as provas de ingresso na universidade, ainda não começou. Nesta época do ano, em 2014, as aulas já estavam a todo vapor, pois tinham iniciado no dia 5 de maio.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Juventude de Porto Alegre, órgão responsável pelo curso, Arthur Veiga, a demora é por causa do processo licitatório adotado este ano para a contratação de serviços educacionais de assessoria técnica, organização e coordenação do curso.
— Cinco empresas se habilitaram. A primeira colocada acabou desabilitada por falta da documentação exigida. Então, a segunda colocada, que é a União Estadual dos Estudantes, que organizava o curso até o ano passado, foi chamada — explica Arthur.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Fazenda, encarregada do processo de licitação, a UEE entregou a documentação no prazo legal. Agora, a secretaria analisa a papelada para decretar se esta será habilitada ou não. Caso esta também não cumpra com as obrigações legais, será repassada para a terceira arrematante, e assim sucessivamente.
Sem prazo para inscrições
Arthur explica que, sem esse atraso na licitação, as aulas já estariam em andamento. A Secretaria da Juventude espera abrir as incrições assim que a União Estadual dos Estudantes - ou a próxima habilitada na licitação - for decretada oficialmente habilitada:
— Se trata de um processo burocrático, porém necessário para manter a qualidade do serviço. Entendo a ansiedade de quem procura o curso, mas prefiro não passar um prazo para não mexer com as expectativas dos alunos que aguardam. Mas, assim que possível, começaremos as inscrições.
A expectativa é que sejam oferecidas 700 vagas este ano. O Pop começou em 2012, com 360 vagas. No segundo ano, 2013, foram 700 jovens inscritos no curso. No ano passado, 1250 estudantes fizeram o curso. Como diferencial, as aulas aconteceram em turmas espalhadas em vários pontos de Porto Alegre e nos três turnos.
O Pré-Vestibular e Enem Popular é voltado para jovens entre 18 e 29 anos com o Ensino Médio completo ou que estejam cursando o terceiro ano, e que tenham renda familiar de até R$ 1.235,00 por pessoa.
06/06/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...