São José dos Campos - A Rápido São Roque Ltda, uma das cinco empresas que disputam a licitação do transporte coletivo de São José dos Campos, possui sede desconhecida.
A companhia pertence ao empresário Renê Gomes de Souza, que também aparece como sócio das três viações que operam atualmente o sistema de ônibus na cidade --Capital do Vale, Real e São Bento.
Além da Rápido São Roque, Renê participa do processo licitatório aberto pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB) com outras duas companhias: a Trans1000 e a Empresa de Onibus São Bento, ambas de Uberaba. Completam o grupo de concorrentes a Expresso Maringá Ltda e a Júlio Simões.
A Rápido São Roque, que opera o transporte coletivo de Rio Branco (AC) e São Miguel Arcanjo (SP), informou à Receita Federal que sua sede está instalada na avenida Jamila Abumanssur Mana, no bairro Vila São Domingos, no município de São Roque (SP).
No entanto, ao consultar ontem à tarde o telefone da empresa pela lista de assinantes, o valeparaibano encontrou como endereço a rua Aracaí, na Vila Aguiar, também em São Roque.
No local funciona a sede e a garagem da Viação São Roque Ltda, que pertence a outro grupo empresarial.
"Você queria falar com a Rápido São Roque? Aqui não existe mais essa empresa. Ficamos com o telefone deles e inclusive as contas da Rápido São Roque ainda vêm para cá. Há cinco anos eles foram embora. Não sei mais onde eles estão e se existe ainda a empresa", disse um funcionário do setor de conferências da Viação São Roque.
ENDEREÇO DESCONHECIDO - Na rodoviária e na Câmara de São Roque funcionários consultados também não souberam informar onde funciona a Rápido São Roque.
"Não sei porque ainda aparecem endereços da Rápido São Roque no município de São Roque. Posso te garantir que a empresa não tem mais nenhum escritório lá. Agora, onde é a sede eu não sei", afirmou o vereador de Sorocaba (SP) e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte de Sorocaba e Região, Francisco França da Silva (PT).
CAPITAL DO VALE - Em entrevista ao valeparaibano na última sexta-feira, o advogado da Rápido São Roque em Rio Branco (AC), João Joaquim Guimarães, informou que a empresa estaria instalada no mesmo local onde funcionam a garagem e a sede administrativa da Capital do Vale e Real, no Altos de Santana, na zona norte de São José.
"A São Roque funciona aí em São José, no mesmo local da Capital do Vale", disse Guimarães na ocasião.
A reportagem esteve ontem à tarde na sede da Capital do Vale, mas funcionários disseram que a São Roque não possuía nenhum escritório no local e não souberam informar o endereço nem o telefone da empresa.
EM BELO HORIZONTE - Já o representante da Rápido São Roque que esteve na Prefeitura de São José na última quinta-feira para entregar os envelopes com documentação e propostas da empresa forneceu ao valeparaibano um telefone em Belo Horizonte (MG) onde supostamente estaria instalada a sede da companhia.
Todavia, ao ligar para o local a reportagem constatou que se tratava do telefone de uma empresa de planejamento urbano.
DIVIDAS - As cinco empresas que disputam a licitação em São José possuem dívidas referentes a impostos municipais ou com a União. Como os débitos já estão parcelados ou foram dados como garantia bens para penhora, elas puderam entrar no certame.
"As três empresas que hoje operam o transporte coletivo possuem uma dívida monstruosa e agora ficamos sabendo que as cinco concorrentes também.
têm débitos. É uma situação preocupante e novamente a população será a mais penalizada independentemente de quem forem as vencedoras", afirmou o diretor administrativo do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Luiz Donizetti de Faria.
04/09/2007
09/09/2024
DER-PR deve corrigir e republicar edital de licitação para conservação de rodovias
O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) d...09/09/2024
Governo do Estado anuncia licitação para recuperar áreas degradadas na orla do Jardim de Alah
O governo da Bahia vai executar obras do Plano de ...06/09/2024
Petrobras avalia relançamento de licitação para expansão da refinaria Abreu e Lima
Petrobras está considerando o relançamento da lici...06/09/2024
Petrobras divulga edital para afretamento de navios que podem somar US$ 1 bilhão em contratos
Rio – A Petrobras lançou nesta sexta-feira (6) uma...