Licitação da sede do GDF deve ser aberta em 2 meses


O processo de licitação para obras da nova sede do governo do Distrito Federal em Taguatinga deverá ser aberto dentro de dois meses. A construção será realizada por meio de parceria público-privada (PPP). O governador José Roberto Arruda afirmou nesta quarta-feira que o projeto do prédio está em fase de conclusão. A estrutura vai ser construída pela empresa que vencer a licitação e alugada para o GDF por 30 anos.
A idéia, segundo Arruda, é diminuir gastos com investimentos em curto prazo. Uma lei distrital, no entanto, determina que a sede seja erguida em Taguatinga Norte, ao lado do estádio Serejão. O governador contesta e explica que trata-se apenas de uma autorização. O que deve ser seguido, segundo o governador, é o Plano Diretor de Brasília. "O que manda nesse aspecto é o Plano Diretor que prevê, há 20 anos a construção do centro ali, ao lado Serejão", reforçou.
"Acho que se concentrarmos milhares de servidores dentro de Águas Claras poderemos inviabilizar a cidade. O trânsito lá já é difícil, já vamos ter que fazer obras", ponderou. "No meu entender, já que é para descentralizar, que descentralize de verdade para um centro onde a maior parte da população está concentrada", acrescentou.A maior parte da população do DF vive nas cidades de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, que juntas abrigam 1 milhão de habitantes.
A nova sede vai acomodar todas as secretarias e empresas públicas no Distrito Federal. Mas segundo José Roberto Arruda, a sede oficial do governo continuará sendo o Palácio do Buriti. "Claro que o Palácio vai continuar existindo como sede oficial. As solenidades oficiais continuarão sendo no Buriti", ressaltou. "Mas secretarias de Estado e empresas trabalhão com mais eficiência se estiverem juntas, deslocadas do Plano Piloto. Por isso a idéia de construir naquele ponto perto do metrô de Ceilândia", afirmou. Enquanto a nova sede do GDF não é construída, centro administrativo em Taguatinga, conhecido como "Buritinga", continuará funcionando.


16/05/2007

Fonte: CorreioWeb

 

Avisos Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita