A tradicional feira de petróleo que se realiza todo ano em Houston (EUA), a OTC (Offshore Technology Conference) atraiu este ano 50% a mais de empresas brasileiras do que no ano passado, em função dos leilões de petróleo programados no Brasil.
De acordo com o chefe do serviço de promoção do consulado brasileiro em Houston, Roberto Ardhenghy, cerca de 400 empresas do setor de óleo e gás do Brasil estão inscritas para participar do evento entre os dias 6 e 9 de maio.
O número de empresas com estandes na feira também cresceu, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), pulando de 33 em 2012 para 46 este ano, sendo 15 estreantes.
Entre as que terão estande pela primeira vez está a LLX, do empresário Eike Batista, responsável pela construção do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
O objetivo, explicou Ardhenghy, é tanto atrair parceiros para exploração e produção como para o segmento de prestação de serviços à indústria, de olho na exigência de conteúdo nacional do Brasil.
"As brasileiras perceberam que precisam de outras empresas para crescer a oferta do conteúdo nacional e as estrangeiras também sabem que uma parceria facilita a entrada no Brasil, teremos reuniões direto do dia 2 a 10 de maio", informou Ardhenghy. "A delegação brasileira é uma das maiores da feira e a maior da história do Brasil na feira", afirmou.
Com três leilões de petróleo previstos para este ano, após uma seca de cinco anos, o Brasil vai ser uma das grandes estrelas da OTC, aposta Ardhenghy, que já trabalhou na ANP (Agência Nacional do Petróleo) e foi diretor da BG no Brasil.
Junto com a ANP, Ardhenghy está organizando dois eventos durante a feira para empresas estrangeiras. Um café da manhã será palco para esclarecer dúvidas sobre a 11ª rodada de licitações de áreas de petróleo e gás natural, que acontece no Brasil nos dias 14 e 15 de maio, e convidar as empresas para os próximos leilões do país.
O Brasil marcou para 30 e 31 de outubro a 12ª rodada de licitações, apenas com áreas de gás convencional e não convencional, este último uma febre nos EUA. Para 28 de novembro está programado o 1º leilão de áreas do pré-sal, ainda uma incógnita para a indústria de maneira geral, já que as regras ainda não são conhecidas.
A 12ª rodada acontece na mesma data da OTC Brasil 2013, uma versão brasileira da feira prevista para ocorrer no Rio de Janeiro nos dias 29 e 31 de outubro.
O outro evento organizado por Ardhenghy será dedicado apenas a explicar a política de conteúdo nacional do Brasil, que, segundo ele, vem gerando interesse de pequenas e médias empresas americanas.
29/04/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...