O Conselho Nacional de Desestatização (CND) aprovou ontem a modelagem do primeiro lote de concessão de rodovias do governo Lula. A previsão é de que a licitação para concessão de 3.059 quilômetros de estradas seja realizada de uma única só vez em outubro, em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, já que após a aprovação do CND, a modelagem terá ainda de ser submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU) antes de serem divulgados os editais.
O leilão será feito em duas etapas. Na primeira, os concorrentes deverão apresentar propostas de tarifas e a partir delas o governo fixará uma banda entre a menor tarifa e até 10% acima dela. Os concorrentes nessa faixa serão, então, selecionados para o segundo momento do leilão e ganhará a empresa que apresentar o maior valor de outorga com a menor tarifa. Outra novidade da modelagem é a escolha do IPCA como indexador dos pedágios. As concessões feitas no passado adotaram um índice específico que mede os insumos utilizados em obras acertadas como parte dos compromissos da licitação.
Assim, a expectativa é de que em outubro sejam realizados os leilões envolvendo os trechos da BR-153/SP, BR-116/PR/SC, BR-393/RJ, BR-101 na divisa do Rio de Janeiro com Espírito Santo (ES), BR-381/MG/SP, BR-116/SP/PR, as BR-116/376/101, de Curitiba a Florianópolis e a BR-101/ES.
Ontem o Ministério dos Transportes realizou audiência pública prévia à licitação para concessão, por 25 anos, do lote único BR-163/230/ MT/PA, trecho Nova Mutum-Santarém, totalizando 1.569,63 quilômetros. O processo de licitação desse trecho está na etapa inicial e a concessão dificilmente sairá este ano.
Segundo informações do ministério serão definidos no Plano de Exploração Rodoviária (PER) os serviços que deverão ser executados pelo concessionário no período da concessão, compreendendo: conservação, manutenção, restauração periódica e implantação de obras e serviços de melhoramento.
18/05/2005
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...