O volume de manifestações de interesse na concessão de aeroportos brasileiros vai garantir o sucesso do leilão programado pelo governo para o fim do ano, afirmou nesta quinta-feira, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil Wagner Bittencourt. "Com a quantidade de interessados que temos no leilão do fim do ano não tenho dúvidas de que será um sucesso", disse o ministro em entrevista ao programa de rádio e TV "Bom Dia Ministro", da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O governo quer licitar a concessão dos aeroportos de Guraulhos e Viracopos, em São Paulo, e Brasília (DF) em 22 de dezembro deste ano. O ministro não revelou quantos investidores já manifestaram interesse na disputa, mas reafirmou que o setor privado está "muito motivado".
A concessão de aeroportos à iniciativa privada é uma aposta do governo para atrair investimentos e viabilizar a ampliação dos terminais tendo em vista o aumento da demanda interna e, em especial, o pico que será gerado pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Pelo modelo definido pelo governo, a estatal Infraero, atualmente responsável pelos aeroportos, poderá ter até 49% de participação nas concessões. Um primeiro teste do modelo de concessões ocorrerá na próxima segunda-feira, com o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
18/08/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...