Lei de licitações pode valer para empresa binacional


Itaipu Binacional do Brasil poderá ser obrigada a respeitar as normas gerais de licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços (inclusive de publicidade), compras, alienações e locações previstas na legislação brasileira (Lei 8666/93). É o que prevê o Projeto de Lei 1204/03, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Atualmente, a empresa, por sua natureza jurídica binacional, vale-se de regulamento interno nos seus procedimentos de aquisição de bens e serviços.

FISCALIZAÇÃO

Pelo projeto, caberá ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial quanto à legalidade, legitimidade e economicidade da aplicação dos recursos da empresa, e também o julgamento das contas de seus administradores.

Hauly argumenta que a empresa tem sede no Brasil, e lembra que em recente julgamento o Superior Tribunal de Justiça (STJ) submeteu a Itaipu à lei que regula as obrigações decorrentes dos contratos celebrados com pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas e residentes no País. O deputado recorda também que, em 1995, o TCU considerou prejudicada a fiscalização das contas nacionais da Itaipu Binacional.

Sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões, o projeto está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, aguardando parecer do relator, deputado Cláudio Magrão (PPS-SP). Também deverão analisar o projeto as Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação


20/01/2004

Fonte: Agência Camara

 

Avisos Licitações

28/01/2023

Prefeitura de Barueri abre licitação para pista de caminhada, praça e reformas

De acordo com um levantamento realizado pela repor...

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/01/2023

S.A.PLATINA: Prefeitura abrirá licitação para pavimentação do Jardim Altvater

A prefeitura de Santo Antônio da Platina lançará n...

27/01/2023

Senai abre licitação para desenvolvimento de software com blockchain

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industri...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita