Lançada terceira tentativa de licitação do transporte público de Porto Alegre


A Prefeitura de Porto Alegre publicou, na manhã desta quarta-feira, o extrato do novo edital do transporte coletivo da Capital. A íntegra do documento está disponível na seção de licitações do site da Secretaria da Fazenda. As empresas interessadas deverão apresentar propostas no dia 6 de julho. Depois de duas licitações sem interesse de nenhuma empresa, a terceira tentativa propõe a divisão do sistema de ônibus em seis bacias. A expectativa do Executivo é atrair empresas médias, e não só de grande porte, nacionais ou internacionais.

O prefeito José Fortunati adiantou, ontem à tarde, que não há chances de a Carris encampar o sistema. Hoje responsável por 22% do transporte coletivo da Capital, o município não teria condições de dispender novos recursos para a companhia pública. Caso a terceira licitação também seja deserta, o chefe do Executivo disse que vai buscar o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas para procurar uma alternativa.

Acusados de boicote durante os dois primeiros processos, em março e setembro de 2014, os empresários que hoje operam 78% do sistema afirmaram que ainda vão analisar os editais antes de se manifestarem sobre participar ou não da seleção. O diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Cappellari, acredita que as mudanças podem ser atrativas aos empresários, já que exigem menores custos. Atualmente, três bacias são exploradas pelos consórcios privados — Norte (Conorte), Leste (Unibus) e Sul (STS) —, enquanto a Carris opera as linhas transversais.

Quanto à exigência de ar condicionado nos coletivos, Fortunati reafirmou que a população foi iludida por um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. O prefeito lembrou que, hoje, as empresas privadas dispõem do equipamento em apenas 7% da frota. O novo edital determina que 25% dos ônibus deverão circular com ar, de imediato, subindo para 75% em cinco anos e 100% em dez anos.


06/05/2015

Fonte: Radio Guaíba

 

Curso Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita