Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 22, o aviso da concorrência pública para uma nova linha de transporte hidroviário em Porto Alegre. O trajeto, planejado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), será do Centro Histórico (terminal Cais Mauá) até a Ilha da Pintada, zona Norte, com dois pontos de parada no bairro. Os atracadouros ficarão localizados na Colônia Z5 e no antigo estaleiro Mabilde.
A linha poderá ser interligada com as já existentes Guaíba-Centro e Centro-Cristal. Essa possibilidade será avaliada após o conhecimento da empresa vencedora. O tempo de viagem previsto será entre oito e dez minutos. A expectativa para assinatura do contrato é final desse ano. O estudo de viabilidade econômica, realizado pela EPTC, apontou para uma tarifa em torno de R$ 4,10. “Outra boa notícia é que será aceito o cartão TRI Vale-Transporte na linha. Teremos mais uma alternativa de transporte coletivo para os moradores da Ilha da Pintada”, afirmou o diretor-presidente da EPTC. Vanderlei Cappellari.
A abertura dos envelopes da concorrência pública acontecerá no dia 23 de agosto. Para ser declarada vencedora, a empresa deverá apresentar a melhor proposta técnica e o menor valor de tarifa. A concessão do serviço de transporte hidroviário urbano de passageiros será de dez anos, podendo ser prorrogado para mais dez.
O edital está disponível no site da Secretaria Municipal da Fazenda.
22/06/2016
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...