Laboratórios investigados podem participar de licitações


Os laboratórios que estão sendo investigados na Operação Vampiro poderão participar de novas licitações do ministério da Saúde para fornecimento de hemoderivados ao governo brasileiro, segundo informou em Recife o ministro da Saúde, Humberto Costa.
Costa disse, também, que o Laboratório Baxter - um dos envolvidos na Operação Vampiro - vai continuar fornecendo o Fator 8, o hemoderivado coagulante que teria contaminado hemofílicos brasileiros com o vírus da Aids e da hepatite C e que deverá ser alvo de ação judicial por parte de pacientes prejudicados no país.
"Não há como sairmos nesse momento. Não temos como interromper a compra de hemoderivados a todos esses laboratórios porque eles são os únicos do mundo que os produzem. O que estamos fazendo mas a longo prazo é justamente a implantação de uma fábrica de hemoderivados que nos dê uma solução definitiva para esse problema. Com relação específica ao caso Baxter, preciso ter conhecimento mais pormenorizado das denúncias, mas posso assegurar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a área técnica do Ministério da Saúde fazem todos os testes em relação a isso. Se isso realmente está acontecendo creio que não seja relativa à nossa gestão", afirmou.
O ministro disse que todos os contratos para o fornecimento de hemoderivados estão sendo revistos e que as empresas fornecedoras terão que se submeter a novas licitações:

"Desde que foi iniciada a Operação Vampiro que não houve mais aquisição de hemoderivados. Estamos fazendo novas licitações, mas por enquanto não temos como impedir que essa ou aquela empresa participe, até que sejam consideradas inidôneas. Vamos fazer novos contratos, e por enquanto o único que ainda continua em vigor é o de fracionamento de sangue, sangue brasileiro que vai para duas empresas do exterior e volta na forma de hemoderivado. O contrato com estas vai até o final do ano, e vamos fazer novas licitações para decidir se permanecem as mesmas ou outras novas que façam isso", explicou.


06/06/2004

Fonte: Globo.com

 

Avisos Licitações

23/04/2024

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu uma l...

23/04/2024

Ceasa-ES anuncia abertura de licitação para solução de controle e acesso

Na última quarta-feira (17), a Centrais de Abastec...

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita