Os laboratórios que estão sendo investigados na Operação Vampiro poderão participar de novas licitações do ministério da Saúde para fornecimento de hemoderivados ao governo brasileiro, segundo informou em Recife o ministro da Saúde, Humberto Costa.
Costa disse, também, que o Laboratório Baxter - um dos envolvidos na Operação Vampiro - vai continuar fornecendo o Fator 8, o hemoderivado coagulante que teria contaminado hemofílicos brasileiros com o vírus da Aids e da hepatite C e que deverá ser alvo de ação judicial por parte de pacientes prejudicados no país.
"Não há como sairmos nesse momento. Não temos como interromper a compra de hemoderivados a todos esses laboratórios porque eles são os únicos do mundo que os produzem. O que estamos fazendo mas a longo prazo é justamente a implantação de uma fábrica de hemoderivados que nos dê uma solução definitiva para esse problema. Com relação específica ao caso Baxter, preciso ter conhecimento mais pormenorizado das denúncias, mas posso assegurar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a área técnica do Ministério da Saúde fazem todos os testes em relação a isso. Se isso realmente está acontecendo creio que não seja relativa à nossa gestão", afirmou.
O ministro disse que todos os contratos para o fornecimento de hemoderivados estão sendo revistos e que as empresas fornecedoras terão que se submeter a novas licitações:
"Desde que foi iniciada a Operação Vampiro que não houve mais aquisição de hemoderivados. Estamos fazendo novas licitações, mas por enquanto não temos como impedir que essa ou aquela empresa participe, até que sejam consideradas inidôneas. Vamos fazer novos contratos, e por enquanto o único que ainda continua em vigor é o de fracionamento de sangue, sangue brasileiro que vai para duas empresas do exterior e volta na forma de hemoderivado. O contrato com estas vai até o final do ano, e vamos fazer novas licitações para decidir se permanecem as mesmas ou outras novas que façam isso", explicou.
06/06/2004
27/03/2025
Prefeitura abre licitação de R$ 10,8 milhões visando a aquisição de materiais de construção
O Município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...26/03/2025
Com chegada da Arauco,Governo de MS abre licitação de R$ 3milhões para obra em aeródromo de Inocên..
A Agesul-MS (Agência Estadual de Gestão de Empreen...26/03/2025
Governo do estado publica licitação para construção da nova sede das Ganhadeiras de Itapuã na Lag..
O governo do estado, por meio da Companhia de Dese...26/03/2025
Prefeitura de Jaguaruna lança nova licitação para compra de ônibus escolares
A prefeitura de Jaguaruna lançou nova licitação pa...