A Prefeitura de São Paulo estima gastar até R$ 12 milhões com a elaboração do projeto urbanístico para a revitalização da cracolândia, rebatizada pelo governo de Nova Luz, segundo reportagem publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
O texto dos jornalistas Evandro Spinelli e Mario Cesar Carvalho informa que o valor pago é bastante fora dos padrões brasileiros. "Para a realidade brasileira, é um valor absolutamente impressionante, bem acima da média das licitações nacionais", afirma o diretor da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e ex-conselheiro do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Valter Caldana.
Ainda de acordo com a reportagem, as obras serão feitas pela iniciativa privada pelo sistema de concessão urbanística: a prefeitura transfere à empresa o direito de desapropriar os imóveis e depois lucrar com a revenda de uma área recuperada. Em troca, a empresa fará as obras públicas estabelecidas no projeto urbanístico.
O projeto só deve ficar pronto no segundo semestre de 2010. Depois disso será aberta a licitação da concessão urbanística. Se tudo correr bem, as obras de revitalização começarão em 2011.
05/08/2009
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...