Justiça suspende licitação de obras do Parque Olímpico do Rio


O tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu nesta quarta-feira a licitação referente à construção do Parque Olímpico carioca. O motivo da suspensão seria uma série de irregularidades na ordem de despejo de uma favela carioca.
A juíza Roseli Nalin determinou que a licitação não seja realizada até que se tenha o relatório correto de destino dos habitantes da Vila Autódromo, que será demolida para a construção do Parque Olímpico, núcleo dos Jogos de 2016.
Construída às margens de um lago e junto ao circuito Nelson Piquet, a Vila Autódromo serve de moradia para cerca de mil pessoas, que deverão ser desalojadas antes da demolição da favela, segundo os planos da Prefeitura do Rio.
A sentença judicial sustentou que os moradores não tiveram oportunidade de conhecer de forma detalhada os impactos da construção do Parque Olímpico, o que "constitui um evidente perigo de dano irreversível à qualidade de vida" dos habitantes da favela.
O tribunal também questionou a legalidade do processo de licitação porque o terreno é de titularidade pública, mas foi cedido às famílias em 1993 em regime de concessão com um prazo de 99 anos, dentro de um plano de regularização das favelas.
Em dezembro do ano passado, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) também pediu a impugnação da licitação do Parque Olímpico, já que as autoridades descumpriram seu compromisso de construir um novo autódromo em compensação pelo fim do circuito Nelson Piquet. O Parque Olímpico será o principal palco dos Jogos de 2016 e abrigará as provas de natação, ginástica, basquete, handebol, tênis, judô, taekwondo, luta livre, hóquei sobre grama e ciclismo.
A licitação das obras de construção estava prevista para esta quarta-feira, mas a decisão judicial, tomada na terça-feira, impediu a abertura dos envelopes.


18/01/2012

Fonte: Terra

 

Curso Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita