Rio - A Transpetro conseguiu suspender ontem a liminar concedida pela Justiça de Angra dos Reis que impedia a participação dos chamados "estaleiros virtuais" no processo de pré-qualificação da licitação de 42 navios petroleiros para a sua frota. A decisão foi do desembargador Galdino Siqueira Netto, da 15ª Câmara Cível do Estado do Rio de Janeiro.
Na decisão, o magistrado enfatiza que a liminar cancelada reduziria "o universo de participantes, ao impedir que sejam pré-qualificadas empresas, isoladamente ou em consórcio, que demonstrem capacidade técnica e condições financeiras para o empreendimento do porte expresso no edital, a ser realizado no território nacional". A decisão reconhece a correção da fixação de critérios classificatórios que permitam uma "apuração acurada e criteriosa das condições técnicas e econômico-financeiras de futuros licitantes".
A liminar suspensa argumentava que a licitação da Transpetro feria o artigo 114 da lei 8.666/93, a Lei das Licitações, ao não preservar o "princípio da ampla competitividade", quando aceita a participação dos estaleiros virtuais e que institui critérios classificatórios na fase de pré-qualificação.
02/03/2005
06/09/2024
Petrobras avalia relançamento de licitação para expansão da refinaria Abreu e Lima
Petrobras está considerando o relançamento da lici...06/09/2024
Petrobras divulga edital para afretamento de navios que podem somar US$ 1 bilhão em contratos
Rio – A Petrobras lançou nesta sexta-feira (6) uma...07/09/2024
Recuperação da ERS-409 será após a eleição
Em entrevista à Arauto News nesta sexta-feira (6),...06/09/2024
BR-381: licitação para duplicação entre Ravena e Belo Horizonte é marcada para 4 de dezembro
Outro importante passo foi dado para a duplicação ...