O juiz Adelmar Aires Pimenta, da 2ª vara da Justiça Federal do Tocantins, determinou que 16 laboratórios farmacêuticos voltem a fornecer medicamentos contra o câncer para o governo do estado. As empresas tinham deixado de participar das licitações alegando atrasos nos pagamentos. O governo argumentou que elas não queriam vender os medicamentos com o desconto obrigatório para a rede pública.
O problema vinha afetando o fornecimento de 34 tipos de remédio que são patenteados e só existem nos laboratórios em questão. O juiz entendeu que a conduta das empresas pode configurar crime contra a ordem econômica e que a recusa foi injustificada.
Ainda cabe recurso à decisão, mas a sentença determina que enquanto o caso estiver na Justiça os laboratórios são obrigado a participar das licitações. Caso haja entendimento diferente em alguma instância superior, haverá ressarcimento.
A decisão é do último dia 15 de março, mas só foi divulgada neste sábado (30). O juiz determinou ainda que, em caso de licitação deserta, as empresas devem fornecer os medicamentos com o desconto de 18%.
O Estado do Tocantins também ficou obrigado, por decisão do juiz, a fazer os pagamentos às empresas no prazo máximo de noventa dias.
A Secretaria de Estado da Saúde disse que espera, após a decisão, resolver os problemas de fornecimento dos medicamentos oncológicos no Tocantins.
30/03/2019
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...