Jordânia vai licitar construção de linha de trens de passageiros


São Paulo - O governo da Jordânia está recebendo manifestações de interesse de empresas internacionais que queiram construir e operar uma linha de trens de passageiros leves entre Amã, capital do país, e Zarqa, a segunda maior cidade do país. A via deverá ser eletrificada e terá pista dupla com bitola européia (1,435 metros). De acordo com informações do governo local, a distância total da linha será de 25,9 quilômetros.
A previsão da Comissão de Regulação da Política de Transporte Público é de que a via deverá transportar 50 mil passageiros por dia em cada mão no primeiro ano de funcionamento, especialmente trabalhadores que moram em uma cidade e trabalham na outra. Segundo o órgão, pesquisas realizadas demonstram insatisfação do público com as linhas de ônibus existentes atualmente e um forte apoio ao projeto do trem.
O governo jordaniano se compromete a firmar um acordo de longo prazo com a empresa vencedora da licitação e conceder benefícios como redução das permissões para operação de ônibus no trajeto, 10 anos de isenção tributária, cobertura dos custos com aquisição de áreas e garantia de disponibilidade de terrenos nas vizinhanças das estações, garantia de um faturamento mínimo anual, subsídios a parte dos investimentos em infra-estrutura. As empresas interessadas, no entanto, deverão propor qual será o preço das passagens.
O governo jordaniano busca empresas com capacidade técnica e financeira para levar o projeto adiante. As manifestações de interesse deverão demonstrar estas capacidades por meio de informações sobre a experiência já obtida na operação de sistemas de transporte de massa, dados financeiros auditados dos últimos cinco anos e comprovação da capacidade financeira.
As manifestações de interesse devem ser enviadas à comissão responsável até 12 de novembro (ver contato abaixo). A comissão vai encaminhar às companhias pré-qualificadas informações sobre a licitação em si no dia 10 de dezembro.
Manifestações de interesse devem ser encaminhas para:
Professor Hachem Al-Masaeid, Director General, Public Transport Regulatory Comission
Endereço: Dahiat Al Rasheed/Ramadan St., P.O. Box 1830, Amman 11118, Jordan
Tel: + 962 (6) 515-0356
Fax: + 962 (6) 516-4819
E-mail: hmasaied@ptrc.gov.jo


10/11/2006

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita