O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira (22) a criação do Simob (Sistema de Mobilidade de Joinville), que contará com um contrato de concessão de 15 anos. O Simob será responsável por gerir o transporte coletivo da cidade, e a população poderá participar de uma consulta pública sobre o assunto.
A criação do sistema e a abertura da consulta pública foram anunciadas pelo prefeito Adriano Silva (Novo) em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira. “Joinville nunca teve uma licitação para a concessão do transporte coletivo. Trabalhamos com muita responsabilidade para a elaboração deste edital. Agora, chegou a vez dos joinvilenses conhecerem o Simob e terem a oportunidade de participar do processo”, explica Adriano.
A população poderá participar da consulta até o dia 21 de setembro, por meio de um formulário online, disponível no site da prefeitura. Os usuários do sistema também poderão conferir a prévia do edital de licitação e os sete anexos que irão compor a concorrência, incluindo a minuta do contrato de concessão.
O município irá selecionar as dúvidas e sugestões mais recorrentes e organizá-las em uma sessão de perguntas e respostas. Também está prevista a realização de uma audiência pública no dia 15 de setembro, onde a população terá mais uma oportunidade para expor suas sugestões, pedidos de melhorias e sanar dúvidas sobre o processo licitatório e o funcionamento do Simob.
Estudo sobre o transporte coletivo foi realizado
Para o desenvolvimento do novo sistema, um estudo foi realizado com o apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à Universidade de São Paulo. Após o diagnóstico realizado pela Fipe e pela prefeitura de Joinville, o Simob foi modelado com base em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência.
“O levantamento cuidadoso e detalhado foi uma etapa muito importante para mapear a necessidade dos joinvilenses. A partir daí, começamos a identificar o modelo mais adequado e estruturar todo este processo de concessão”, comenta o prefeito Adriano Silva.
Com o novo sistema, há a previsão da criação de novas linhas, aumento das viagens realizadas, criação de novo terminal de passageiros e instalação de uma central de controle operacional para acompanhamento do funcionamento do transporte coletivo de Joinville.
22/08/2023
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...