Jacareí ganha mais uma verba para obras no córrego do Turi


A obra de tratamento e despoluição do córrego do Turi, com verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, ainda está parada e Jacareí já vai receber o PAC 2, com dinheiro do governo federal. O novo investimento também será feito no córrego do Turi. A ideia da prefeitura é começar essa segunda etapa de obras no ano que vem.
Os trabalhos devem ser feitos em cerca de dois quilômetros de extensão do Turi, começando na nascente. O investimento, de 45 milhões de reais, deve ser aplicado em recuperação da mata ciliar, construção de ponte, avenida, ciclovia e dois piscinões, além da desapropriação de áreas.
O contrato entre a Caixa Econômica e a prefeitura foi assinado nesta sexta-feira (9). Todo o recurso virá do governo federal, pelo programa de aceleração do crescimento, o PAC 2. “Eu espero que o prazo do contrato seja cumprido, que é de 15 meses. Portanto, final de 2013, a gente possa ter toda a bacia do Turi não só protegida, mas com todo o esgoto coletado e tratado", vislumbra o prefeito Hamílton Ribeiro Mota.
Segundo o superintendente da Caixa, a liberação do valor só acontece depois do processo de licitação e por etapas. "A cada mês a Caixa vai enviar os seus técnicos, seus engenheiros para fazer a medição da obra proposta naquela etapa do cronograma e, verificada a regularidade, do cumprimento daquela etapa, a Caixa libera o recurso, pagando pela obra que foi executada".
A nova obra no córrego do Turi, será na região leste da cidade e não tem relação com a primeira.O projeto de despoluição e tratamento de esgoto, que começou em 2009, é um outro investimento, que por sinal continua parado já tem mais de um ano.
Os trabalhos foram suspensos em agosto do ano passado porque teria havido um erro de cálculo. O projeto, que estava orçado em 90 milhões de reais, ficaria 22 milhões mais caro. Segundo o prefeito, a liberação dessa quantia ainda está sendo avaliada. “Eu tenho condições de retomar as obras a qualquer momento. Eu só aguardo a liberação do STN, que já aprovou os valores de repasse para nós do complemento da obra, eles estão em análise de documentos e, assim que eles aprovarem a gente reinicia a obra imediatamente”.
De acordo com a prefeitura, 50% da obra do primeiro projeto já foi feita. Mas na Vila Guarani as melhorias ainda não são visíveis. O esgoto é despejado no córrego, o cheiro é forte e os moradores continuam sofrendo com as enchentes, como a última em abril desse ano.
O bancário Pedro Henrique Campos Pimentel diz que não é preciso muito para os problemas aparecerem. "Uma pequena chuva rápida que teve no final da tarde já foi suficiente para encher o ribeirão e o cheiro fortíssimo de esgoto. De onde vem essa água eu não sei".
Já a dona de casa Benedita Donizete da Silva quer esperar para ver a solução. "Com enchente a gente paga caro para ter o esgoto jogado aqui na nossa cara. Só vendo para acreditar porque para quem passou, por tudo o que já passamos aqui, é difícil dizer o que a gente não viu, que vai dar certo".


10/09/2011

Fonte: VNews - SP

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita