A Prefeitura de Jacareí abriu licitação para implantar o Centro de Operações Integradas (COI) e prevê a criação de uma 'muralha de segurança' com 116 câmeras. A previsão é que a empresa vencedora receba até R$ 7 milhões para a compra das câmeras, instalação e treinamento dos funcionários que vão operar o sistema.
O COI é uma das principais promessas de campanha do prefeito Izaías Santana (PSDB). Segundo ele, as câmeras devem começar a funcionar até o final de 2019 - o prazo inicial, dado pelo político no início da gestão, era dezembro de 2017.
Das 116 câmeras previstas em Jacareí, 22 delas serão equipadas com o sistema popularmente conhecido como 'dedo duro', que identifica a situação dos veículos por meio da leitura das placas.
“Vamos criar duas ‘muralhas'. Um em cada entrada da cidade, somada à outras na entrada de cada bairro. Essas câmeras alcançam até dois quilômetros de distância e isso vai ajudar na resolução de crimes e inibir infrações de trânsitos. Se a placa do carro está registrada no sistema por roubo, por exemplo, na hora que o carro se aproximar, o sistema emite um sinal de alerta”, explicou o prefeito.
Os dados recolhidos também serão compartilhados em tempo real com às polícias Militar e Civil, que poderão intervir nas ocorrências. “Os dados chegarão em tempo real no sistema de monitoramento e será compartilhado com a polícia e com os agentes de trânsito. São três órgãos com dados de segurança em tempo real”, explicou o tucano.
Na prefeitura, cerca de 50 funcionários públicos serão treinados para trabalhar com o sistema, sendo 30 guardas civis e 20 agentes de trânsito.
Das maiores cidades do Vale do Paraíba, apenas Jacareí ainda não conta com o COI. São José dos Campos foi a primeira a instalar, seguida por Taubaté e, mais recentemente, Pindamonhangaba.
Atraso
Sobre atraso na implantação do COI, o prefeito disse que tinha dado a previsão para 2017 porque o Governo do Estado tinha um projeto para implantar o sistema de monitoramento nas cidades da região e a ação contemplaria Jacareí.
“Ficamos esperamos, mas acabou que não aconteceu. Aí fizemos o nosso projeto. Foram feitas audiências públicas e conversamos com empresas que instalam o serviço”, disse o prefeito.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi procurada pela reportagem na manhã de sábado (7) para explicar o que ocorreu com o projeto de segurança e o G1 aguarda a resposta.
Indicadores criminais
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios aumentou em Jacareí até maio de 2018, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os homicídios subiram de sete ocorrências para 10. Em 2017 houve um latrocínio no período e, neste ano, nenhum.
Os casos de roubo tiveram ligeira queda e, os de furto, ligeiro aumento em 2018.
09/07/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...