TEERÃ - O Irã planeja construir dois reatores nucleares de 1.000 megawatts e solicitará uma concorrência nos próximos dois meses, disse uma autoridade à Reuters nesta quarta-feira.
A licitação será aberta a empresas nacionais e estrangeiras.
A decisão de construir mais duas usinas nucleares foi tomada em meio a crescentes pressões ocidentais para que a república islâmica suspenda seus trabalhos de enriquecimento de urânio.
"Queremos construir duas usinas de energia nuclear por meio de uma concorrência internacional", disse Mohammad Saeedi, vice-líder da Organização de Energia Atômica do Irã. "Empresas iranianas e internacionais podem participar da concorrência, que acontecerá dentro de dois meses".
Ele não disse onde os reatores serão construídos.
Nos últimos anos, o Irã construiu usinas que geram 12,5 mil megawatts de eletricidade, e sua primeira unidade de energia nuclear, de 1.000 MW -- que está sendo construída com ajuda russa, no porto de Bushehr -- começara a funcionar no fim de 2007.
Washington e seus aliados temem que o Irã possa utilizar instalações de enriquecimento limitado para dominar a tecnologia de produção de combustível no grau necessário para fabricar bombas. Mas Teerã insiste que seu programa nuclear serve apenas para gerar eletricidade.
31/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...