Irã vai abrir concorrência para construir 2 usinas nucleares


TEERÃ - O Irã planeja construir dois reatores nucleares de 1.000 megawatts e solicitará uma concorrência nos próximos dois meses, disse uma autoridade à Reuters nesta quarta-feira.
A licitação será aberta a empresas nacionais e estrangeiras.
A decisão de construir mais duas usinas nucleares foi tomada em meio a crescentes pressões ocidentais para que a república islâmica suspenda seus trabalhos de enriquecimento de urânio.
"Queremos construir duas usinas de energia nuclear por meio de uma concorrência internacional", disse Mohammad Saeedi, vice-líder da Organização de Energia Atômica do Irã. "Empresas iranianas e internacionais podem participar da concorrência, que acontecerá dentro de dois meses".
Ele não disse onde os reatores serão construídos.
Nos últimos anos, o Irã construiu usinas que geram 12,5 mil megawatts de eletricidade, e sua primeira unidade de energia nuclear, de 1.000 MW -- que está sendo construída com ajuda russa, no porto de Bushehr -- começara a funcionar no fim de 2007.
Washington e seus aliados temem que o Irã possa utilizar instalações de enriquecimento limitado para dominar a tecnologia de produção de combustível no grau necessário para fabricar bombas. Mas Teerã insiste que seu programa nuclear serve apenas para gerar eletricidade.


31/05/2006

Fonte: Reuters

 

Avisos Licitações

19/06/2024

Governo do Estado lança licitação para requalificação do Parque de Pituaçu

A licitação para requalificação do Parque Metropol...

19/06/2024

Palhoça autoriza licitação para novo hospital municipal

O prefeito Eduardo Freccia (PSD) anunciou nesta qu...

19/06/2024

Eletronuclear prevê licitação de Angra 3 para primeiro semestre de 2025

BRASÍLIA – O presidente da Eletronuclear, Raul Lyc...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita