A Ipex Serviços, empresa do Grupo HRT, venceu a licitação da ANP para análises laboratoriais e interpretação dos dados geoquímicos em 1.000 amostras de solo na Bacia do Tacutu e 2.000 na Bacia do São Francisco. A agência acredita que os dados dos levantamentos geoquímicos podem indicar novas áreas de interesse para a prospecção e produção de hidrocarbonetos em bacias de nova fronteira, elevando a atratividade exploratória dessa área.
A Bacia do Tacutu é do tipo rifte abortado e se desenvolveu na porção central do Escudo das Guianas, abrangendo o Brasil e a Guiana. Possui uma área total de 12.500 km2 e, do ponto de vista exploratório, é de nova fronteira, com baixa densidade de dados sísmicos e apenas dois poços perfurados na porção brasileira (1-ST-1-RR e 1-TU-1-RR), ambos secos. A confirmação de um sistema petrolífero ativo na porção guianense da bacia (Karanambo-1) incentiva a aquisição de dados na porção brasileira.
Com área de cerca de 350 mil km² distribuída pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Piauí e pelo Distrito Federal, a Bacia do São Francisco possui indícios de hidrocarbonetos em toda sua extensão. No entanto, até o momento não possui descobertas comerciais. Historicamente, a exploração concentrou-se na porção sul da bacia, onde estão todos os blocos em concessão atualmente. A porção norte não foi alvo de esforços exploratórios significativos.
29/11/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...