Investimento na MT-040 é de cerca de R$ 20 milhões


Várzea Grande - A reestruturação dos 72,04 quilômetros da MT-040, entre os municípios de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul do Estado) e Barão de Melgaço (113 km ao Sul), significa mais qualidade de vida para a população local, desenvolvimento econômico e fomento ao turismo nos municípios da ‘Baixada Cuiabana’.
O obra, dividida em quatro trechos, foi iniciada agosto do ano passado e, nos dois ‘lotes’ cuja licitação já foi feita, o valor do investimento realizado pelo Governo do Estado gira em torno de R$ 20 milhões. Segundo o secretário Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, que junto ao governador Blairo Maggi percorreu a estrada na tarde desta sexta-feira (27.07), os outros dois trechos entrarão em licitação.
O primeiro trecho já em andamento e em fase de término das galerias de drenagem de água e terraplanagem, para que o asfaltamento de 10,8 quilômetros seja feito, tem ao todo 21,3 quilômetros, ligando Santo Antônio à comunidade de Barra do Aricá. O segundo trecho, também em andamento, chamado de quarto ‘lote’, tem um total de 23,2 quilômetros e começa em Barão de Melgaço no sentido da baía de Porto de Fora.
Desse trecho, sete quilômetros em Barão receberão asfalto, e no restante será feita toda da obra de galeria fluvial, drenagem, bueiros, elevação da estrada (por conta do período de chuvas, quando a região fica alagada) e terraplanagem. “O que é interessante deixar claro é a garantia da trafegabilidade desta estrada, que após esta obra ficará boa o ano todo e não ocorrerá mais o que vemos todos os anos que é a situação de isolamento das cidades por conta dos rios que transbordam e tomam as estradas”, afirma o secretário.
Os dois outros trechos em fase de licitação são os ‘lotes’ 2 e 3. O ‘lote’ 2 corresponde a 17,8 quilômetros e começa em Barra do Aricá e vai até a fazenda Tamandaré. O terceiro começa na fazenda Tamandaré e chega até Porto de Fora, onde a obra já começou. O engenheiro e fiscal da Secretaria de Estado de Infra-estrutura, Orlando Monteiro, explica que o trabalho em regiões pantaneiras como essa não é nada fácil, por conta da composição do solo e da quantidade de água que precisa ser drenada.

Qualidade de Vida
“Um sonho que o Governo do Estado realizou para gente”, essa foi a maneira que o comerciante do distrito de Mimoso, Pedro Fernandes, de 46 anos, encontrou para falar ao governador Blairo Maggi da importância da estrada que está sendo construída. Panteneiro e popularmente conhecido na região pelo apelido de “Peró”, Pedro agradeceu ao governador e disse que nunca pensou que um dia a estrada iria passar por ali.
“Para gente é muito bom, pois a estrada boa barateia tudo. Um frete que eu tinha que pagar para buscar mercadoria em Cuiabá ou em Santo Antônio antes era uma fortuna, agora os preços já começaram a baixar por causa da melhoria da estrada, e olha que ela nem ficou pronta ainda”, salientou.
A alegria é compartilhada pelo prefeito de Barão de Melgaço, Ibsen Leite, que disse que a estrada fará com que a economia do município volte a se fortalecer com o turismo e com os investimentos que, diz, espera chegar. “Que empresa vai querer se estabelecer num lugar onde não consegue chegar? Agora acredito que haja um crescimento significativo de investimentos no comércio local e no turismo, que é nosso carro-chefe”, afirmou.


28/07/2007

Fonte: Jornal O Documento

 

Curso Licitações

19/06/2024

Governo do Estado lança licitação para requalificação do Parque de Pituaçu

A licitação para requalificação do Parque Metropol...

19/06/2024

Palhoça autoriza licitação para novo hospital municipal

O prefeito Eduardo Freccia (PSD) anunciou nesta qu...

19/06/2024

Eletronuclear prevê licitação de Angra 3 para primeiro semestre de 2025

BRASÍLIA – O presidente da Eletronuclear, Raul Lyc...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita