Investidores temem possível fracasso dos futuros leilões


Os investidores do setor elétrico estão apreensivos com os próximos leilões de energia previstos para ocorrer ainda este ano. Os dois primeiros - realizados em dezembro passado e em abril deste ano - fracassaram, dizem eles. Os preços ficaram muito abaixo do esperado pelo mercado e nas duas licitações a oferta não foi suficiente para atender à demanda total das distribuidoras.
"O último leilão de energia fracassou e preencheu apenas 23% do mercado das concessionárias de distribuição", diz o presidente da Câmara Brasileira de Investidores em Energia Elétrica (CBIEE), Cláudio Salles. Segundo ele, na última licitação foram contratados 42% do mercado das distribuidoras no ano de 2008 e 0% do que elas terão que vender em 2009. "O que dá uma média de 23% de contratação", afirma Salles.
Para os executivos do setor, o principal teste do novo modelo será o leilão de novos empreendimentos hidrelétricos. Mas, além desta licitação, os investidores estão pleiteando junto ao Ministério de Minas e Energia que seja feito um leilão de energia para contratar os 4 mil megawatts (MW) que o mercado necessitará futuramente, que ficaram de fora do leilão de abril. " Até hoje não sabemos de forma objetiva as razões que levaram a esse fracasso", diz Salles.
O presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia (Apine), Luiz Fernando Vianna, faz coro com Salles. "Nós enviamos carta ao Ministério de Minas e Energia pedindo que seja feito um outro leilão para contratar a energia que ficou de fora da última licitação". Para Vianna, a oferta de energia a partir de 2009 já pode estar comprometida. "Para garantir essa oferta, é preciso que as obras comecem imediatamente, e é necessário que os investidores tenham preços adequados".


02/05/2005

Fonte: Valor On Line

 

Curso Licitações

27/05/2024

Célio da Usina anuncia licitação de R$ 819 mil para obras Municipais

O prefeito de Vieirópols, José Célio Aristóteles, ...

27/05/2024

Prefeitura deve gastar até R$ 12,2 milhões para asfaltar dois bairros em Campo Grande

A Prefeitura publicou o aviso de continuidade da <...

27/05/2024

Nova licitação é aberta para pavimentar ruas do Jardim Itatiaia

A Prefeitura de Campo Grande abriu uma segunda lic...

27/05/2024

Ribas do Rio Pardo deve contratar empresa para obra de pavimentação e drenagem

O município de Ribas do Rio Pardo divulgou abertur...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita